Desenvolvimento Humano

Páginas: 23 (5576 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014





Segunda Infância

Desenvolvimento Físico na Segunda Infância

- O desenvolvimento físico continua dos 3 aos 6 anos, mas em ritmo mais lento do que na primeira infância. Os meninos são, em média, ligeiramente mais altos, pesados e musculosos do que as meninas. Os sistemas corporais internos estão amadurecendo, e todos os dentes de leite estão presentes.
- As crianças nessa idadecostumam comer menos em proporção a seu peso, mas a prevalência de obesidade tem aumentado.
- Os padrões de sono mudam durante toda a segunda infância, como ocorre durante toda a nossa vida, e são afetados pelas expectativas culturais.
- É normal que as crianças em idade pré-escolar desenvolvam rituais que adiem a hora de ir dormir e dependam de objetos transicionais. Embates prolongados na horade dormir ou terrores ou pesadelos noturnos persistentes podem indicar perturbações emocionais que necessitam de atenção.
- A enurese é comum e geralmente superada sem auxilio especial.
- As crianças progridem rapidamente nas habilidades motoras gerais, nas habilidades motoras refinadas e na coordenação, desenvolvendo sistemas de ação mais complexos.

Desenvolvimento Cognitivo na SegundaInfância

- As crianças em estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo, aproximadamente dos 2 aos 7 anos, demonstram vários avanços importantes, bem como alguns aspectos imaturos do pensamento.
- A função simbólica permite que as crianças reflitam sobre pessoas, objetos e eventos que não são fisicamente presentes.
- São capazes de compreender o conceito de identidade. Podem fazerjulgamentos mais precisos sobre as relações espaciais. Estão tornando-se proficientes na classificação e dominam os princípios de contagem e quantidade.
- Embora as crianças pré-operacionais demonstrem egocentrismo, parecem menos egocêntricas do que antes, pois têm capacidade de empatia.
- Durante a segunda infância, o vocabulário aumenta muito. A fala privada é normal e comum nesta idade e geralmentedesaparece aos 10 anos.
- As causas do atraso no desenvolvimento da linguagem são incertas. Se não for tratado, esse atraso pode ter sérias conseqüências cognitivas, sociais e emocionais.
- A interação com adultos ajuda a promover a alfabetização.

Desenvolvimento Psicossocial na Segunda Infância

- O autoconceito sofre mudanças importantes na segunda infância. Crianças pequenas nãoreconhecem a diferença entre o eu real e o eu ideal.
- Segundo Erikson, a principal crise de desenvolvimento da segunda infância é a iniciativa versus culpa. O êxito na resolução desse conflito resulta na virtude do propósito.
- A auto-estima na segunda infância tende a ser global e irrealista, refletindo a aprovação adulta. Se a auto-estima depender do êxito, as crianças podem desenvolver um padrão de“impotência” no pensamento e no comportamento.
- A identidade de gênero é um aspecto importante do desenvolvimento do autoconceito.
- A principal diferença de gênero na segunda infância é a maior agressividade dos meninos. Algumas diferenças cognitivas aparecem cedo, outras somente na pré-adolescência ou mais tarde.
- Brincar traz muitos benefícios físicos, cognitivos e psicossociais. As mudançasno modo de brincar refletem o desenvolvimento cognitivo e social.
- O jogo de faz-de-conta torna-se cada vez mais comum durante toda a segunda infância e ajuda as crianças a desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Neste período também tem inicio um modo mais impetuoso de brincar.
- As crianças nesta idade preferem brincar com outras do mesmo sexo.
- Tanto os aspectos cognitivos e sociaisdo brincar são influenciados pelos ambientes culturalmente aprovados que os adultos criam para as crianças.
- A disciplina pode ser um poderoso instrumento de socialização. Tanto o reforço positivo como a punição aplicada com prudência podem ser ferramentas apropriadas de disciplina no contexto de um relacionamento pais-criança positivo.
- Uma pesquisa de Baumrind identificou três estilos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!