Desenvolvimento humano

Páginas: 9 (2229 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Psicologia do Desenvolvimento


Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.

O Desenvolvimento Humano


O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental éuma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e comoensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. O desenvolvimento humano é entendido como cientifico, dado que se estudam as mudanças que ocorrem no ser humano ao longo da sua vida e neste campo, inclui-se a adolescência, o desenvolvimento da fase adulta e o envelhecimento, bem como aspectos de toda a vida,passando pelas habilidades motoras, desenvolvimento cognitivo, resolução de problemas, moral, entendimento. Compreensão, aquisição social, desenvolvimento emocional, bem como a formação identitária.


A Importância do Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é oeducando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.


Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Humano

• Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
• Crescimento orgânico –refere-se ao aspecto físico.
• Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
• Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.



Aspectos do Desenvolvimento Humano


O desenvolvimento deve ser entendido como uma globalidade; mas, em razão de sua riqueza e diversidade, éabordado, para efeito de estudo, a partir de quatro aspectos básicos:

• Aspecto físico-motor: Refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.


• Aspecto intelectual: É a capacidade de pensamento, raciocínio.

• Aspecto afetivo-emocional: É o modo particular de o indivíduo integrar as suasexperiências, é o sentir, a sexualidade faz parte desse aspecto.

• Aspecto social: É a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Não é possível encontrar um exemplo puro, porque todos esses aspectos relacionam-se permanentemente e é sempre assim todos os aspectos são idissociados.


Crescimento Físico e Desenvolvimento Psicomotor até os Dois AnosO acompanhamento do desenvolvimento do indivíduo é de fundamental importância e para isso devemos ter noções de como se dá esse desenvolvimento. O desenvolvimento encontra-se dividido em desenvolvimento físico e psíquico. No físico, há mudanças na estrutura corporal; enquanto no psíquico, há ganhado de novas funções ou aprimoramento destas. O desenvolvimento não ocorre desordenadamente,de forma aleatória. Ele está sob a influência de alguns determinantes, que podem aumentar restringir, anular algumas fases desse desenvolvimento (biológico e psicológico).


Controle do Processo de Crescimento: Endógenos e Exógenos


É um processo altamente organizado no quais as coisas ocorrem de acordo com uma determinada seqüência e um determinado calendário maturativo, e não ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!