DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-FILÓSOFICO DO BEHAVIORISMO

952 palavras 4 páginas
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-FILÓSOFICO DO BEHAVIORISMO

A idéia central do behaviorismo se baseia no conceito de que é possível uma ciência do comportamento.
A primeira versão do behaviorismo foi dada por Watson, onde o mesmo articulou a crescente insatisfação dos psicólogos com a introspecção e a analogia como métodos. Sustentou que somente através do estudo do comportamento poderia a psicologia atingir a confiabilidade e a generalidade necessárias para se tomar uma ciência natural.
O behaviorismo surgiu como uma proposta para a psicologia, seu objeto de estudo é o comportamento e não algo que se expressasse através desse comportamento, tendo a influência de várias tendências sobre o pensamento científico desde o final do século passado até o começo deste:
- O Positivismo Social de Auguste Comte, considerando que a ciência é uma atividade do homem, e o homem um ser social, postula a natureza social do conhecimento científico, rejeita a introspecção e estabelece como critério de verdade o observável consensual, isto é, o observável partilhado e sancionado pelo outro.
-O Positivismo Lógico do Círculo de Viena, considerando que eu só tenho acesso à informação que meus sentidos me trazem, não posso ter informações sobre minha consciência, cuja natureza difere da de meu corpo. É verdade que não posso negá-la, mas também não posso estudá-la. O Positivismo Lógico foi associado ao Behaviorismo, introduzindo a idéia de que os acontecimentos mentais não deveriam ser alvos de uma ciência natural, por serem fatos inobserváveis do ponto de vista cientifico.
De acordo com o pragmatismo a força da investigação cientifica está no uso prático do conhecimento, descrever, prever, controlar, e não só na descoberta da verdade.
O pragmatismo ao contrário do realismo não faz nenhuma suposição sobre um mundo real externo, indiretamente conhecido. Ao invés, concentra-se na tarefa de compreender nossas

Relacionados