Desenvolvimento físico: 0 aos 12 anos da criança

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Há diversas maneiras importantes pelas quais o desenvolvimento físico afeta o comportamento da criança, é necessário compreender primeiramente que o desenvolvimento físico estabelece limites, se acriança não atingiu a maturação dos músculos,órgãos ou qualquer outra parte que participe do movimento, será inválida qualquer tentativa que exija sucesso na ação. O desenvolvimento de um bebê pequenoimplica em algumas limitações como, por exemplo, não conseguir pegar objetos facilmente porque ainda não se deu o desenvolvimento da oposição do polegar e indicador; quando este mesmo bebê começa aengatinhar, aumentando consideravelmente o seu acesso a objetos, que até então era com maiores limitações, desenvolve-se uma ampliação das experiências que está criança terá, modificando seucomportamento, passando a se locomover por toda a casa, fase que ocorre geralmente entre os seis e dez meses. O processo de desenvolvimento físico, em relação a altura e peso no bebê, ocorrem mais rapidamentedurante os primeiros dois anos de vida, passando a pesar o dobro do seu peso de nascimento, aos cinco meses, e o triplo no fim do primeiro ano de vida, crescendo aproximadamente 25-30 cm em altura, dos50 cm ao nascimento a mais de 75 cm com 1 ano (Provence, 1979).
Após este rápido período de crescimento, a criança passa a se desenvolver mais lentamente. Na adolescência ocorre novamente umaaceleração do processo, geralmente denominado “estirão de crescimento”, prosseguindo por alguns anos, nesta fase o jovem pode aumentar entre 8-15 cm por ano. Após esse aumento rápido, há novamente umperíodo de lentidão no desenvolvimento, sendo atingida a altura final antes dos 20 anos de idade.
As proporções do corpo mudam sistematicamente, por exemplo, num adulto a cabeça significa um oitavo ouum décimo da altura total. Mas num bebê a proporção é diferente, aos dois anos a cabeça consiste em aproximadamente um quarto do comprimento total do corpo. Um segundo ponto importante é que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia do Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
  • Desenvolvimento da criança entre 0 a 3 anos
  • Desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
  • desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
  • o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
  • o Desenvolvimento da crianças de 0 a 6 anos
  • Desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!