Desenvolvimento Economico

Páginas: 19 (4591 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO: UNICINT


SERVIÇO SOCIAL – 5º SEMESTRE


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


ATIVIDADADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS



ACADÊMICOS (AS):

CREONISSE B. DOS SANTOS..................................................................RA - 371468

DANIELA L. S.RONCADA.......................................................................RA – 355383

LEILIANY P. SILVA...................................................................................RA - 393677

MARLENE S. SILVA..................................................................................RA - 365051



PRODESSORA (EAD): HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO


CUIABÁ – MT, 07DE JUNHODE 2014



INTRODUÇÃO

Desenvolvimento econômicoimplica não apenas aumento da renda per capita, mas transformações estruturais da economia. Competir (1911) foi o primeiro economista a assinalar esse fato, quando afirmou que o desenvolvimento econômico implica transformações estruturais do sistema econômico que o simples crescimento da renda per capita não assegura. Competir usou a distinção entre desenvolvimento econômico e crescimento parasalientar a ausência de lucro econômico no fluxo circular onde no máximo ocorreria crescimento, e para mostrar a importância da inovação – ou seja, de investimento com incorporação do progresso técnico – no verdadeiro processo de desenvolvimento econômico.
Embora fosse essa uma forma inteligente e útil que o grande economista usou para se desvincular parcialmente do pensamento neoclássico, ela émeramente teórica não fazendo sentido do ponto de vista histórico. Portanto, desenvolvimento econômico. É o caso de países cuja renda per capita cresce devido à exploração de um recurso natural de que esse país é muito bem dotado, mas não há transformações estruturais na economia: a doença holandesa, ao sobre apreciar a taxa de câmbio impede que a economia se diversifique e se industrialize. A partirda obra decisiva de Marx sobre o tema, esta interdependência entre as diversas instâncias de uma sociedade (tecnológica e econômica, cultural, e institucional) tornou-se assente: nenhuma delas pode mudar sem que as outras também, mais cedo ou mais tarde, mudem. Não há consenso e não creio que seja possível definir de forma definitiva qual dessas instâncias é a mais estratégica, nem é possívelprever quando a mudança em uma instância provocará mudança na outra, mas sua interdependência é um fato social indiscutível que torna duvidosa a conveniência de se distinguir crescimento de desenvolvimento econômico.
Desta forma, sempre que o progresso técnico é neutro, permanecendo constante a relação produto-capital, os salários crescem com o aumento da produtividade. Em certos momentos ocorreconcentração de renda, bastando para isso que os lucros estejam crescendo mais rapidamente do que os ordenados e os salários, ou queos lucros e os ordenados da classe média profissional cresçam mais rapidamente que os salários. Praticamente todas as revoluções industriais tiveram uma dessas duas características; Nesses períodos de concentração de renda, ou de atraso do aumento dos salários dostrabalhadores não haveria desenvolvimento econômico? Isto não faz sentido, porque os salários médios dos trabalhadores estão de qualquer forma crescendo e milhões de pessoas estão saindo da pobreza. Já que os adjetivos são neste caso, denominar a somatória de desenvolvimentos econômica, político, social e autossustentável de ‘desenvolvimento humano’ parece adequado inclusive porque aproveita aexistência do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que foi criado a partir da preocupação com um desenvolvimento econômico que excluísse os demais objetivos sociais.
Desenvolvimento simplesmente e desenvolvimento humano seriam, portanto, expressões sinônimas. Definido o desenvolvimento ou o crescimento econômico nestes termos restritivos, a melhor maneira de medi-lo continua a ser a do crescimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!