Desenvolvimento econômico

Páginas: 15 (3501 palavras) Publicado: 8 de junho de 2012
Trabalho de desenvolvimento econômico
















































































DESENVOLVIMENTO

O texto que se segue é resultado de algumas pesquisas e reflexões desenvolvidas acerca da intrínseca relação existente entre a reestruturação capitalista da sociedadee a crise dos Estados nacionais, que teve seu início a partir da crise do modo de regulação fordista/keynesianista e o ressurgir da Economia Solidária, com o objetivo de esclarecer a atuação do Estado brasileiro ao oferecer amparo aos interesses capitalistas. Apresentar a problemática de sua aplicação e como esta poderia ser pensada e executada para se alcançar um crescimento econômico voltadopara o desenvolvimento local endógeno. A partir desse objetivo, o trabalho se concentra nas principais correntes que discutem a descentralização político-administrativa e suas conseqüências para o país no que tange ao desenvolvimento da nação, levando em conta nossa realidade econômica e social. As políticas públicas bem aplicadas podem levar a uma melhoria na qualidade de vida da população,alcançando assim um desenvolvimento local em uma dada região, ou mais especificamente, num município. Com a problemática elucidada, cabe a todas as esferas buscar formas de trabalho mais justas, para apreender os efeitos das políticas públicas, ou sua ausência, no âmbito do desenvolvimento local nos municípios utilizando ferramentas de averiguação e levantamento bibliográfico, seleção e leitura dematerial referente às seguintes temáticas: desenvolvimento local, políticas públicas, descentralização político administrativa e formação sócio-econômica do Município de Jacobina.
A agricultura, o pastoreio e o extrativismo foram as principais atividades econômicas do semiárido brasileiro, principalmente na região de Jacobina até períodos muito recentes, as quais tornaram-se importantesmeios de vida e fonte de renda para diferentes grupos sociais.
Nesta pesquisa, discute-se as relações de trabalho e sociabilidade dos agroextrativistas no período de 1940 a 1990, no sertão da Bahia, considerando que as comunidades ali inseridas tinham suas atividades permeadas por práticas de solidariedade baseado no ethos camponês. Os camponeses participavam das “quebras” e “tiras” delicuri, atividade extrativista que envolvia toda comunidade através de laços de solidariedade. Portanto, busco, nesse trabalho, aprender o processo de mudança social, no âmbito de uma comunidade considerada tradicional.
O Licuri (Syagrus Coronata) é uma palmeira nativa do semiárido, de frutas comestíveis, cuja medula fornece e cujas sementes produzem óleo. No período estudado, aplanta era bastante explorada, sobretudo por mulheres que promoviam as “quebras” e “tiras” de licuri.
Desde 1940, marco inicial dessa pesquisa, até 1990, Jacobina teve a maioria da sua população residindo no campo. Entretanto, a taxa de urbanização, cresceu de 13,86% em 1960 para 41, 17% em 1991. Ainda assim, a cidade continuou a ser predominantemente rural a sua principal atividadeeconômica nesse período da agricultura, em regime familiar principalmente por mulheres e crianças.
Contudo, a partir de 1990, a atividade de “quebra” e “tiras” de licuri diminuiu devido à devastação da espécie, devido ao prolongamento das secas, às migrações, à implantação de programas do governo federal como a aposentadoria rural, entra outros. Entretanto, nesse período o licuri aindatinha ampla aceitação no mercado local/regional, funcionando como fonte suplementar de renda, onde, podiam-se extrair, além das hastes (utilizada na fabricação artesanal de esteiras, e de outros utensílios domésticos), também como o coco utilizado na fabricação de sabão, cosméticos e produtos farmacêuticos, sendo, inclusive, exportado para outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento Economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!