Desenvolvimento econômico local

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 Reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais 4
2.1 Políticas brasileiras para o desenvolvimento local 4
2.1.1 Pesquisa de Campo 4
2.1.1.1 Opiniões divergentes 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10



1 INTRODUÇÃO
Na Bahia o desenvolvimento econômico local,precisamente na cidade de Simões Filho, envolve muitas questões, como agricultura, comércio, lazer, meio ambiente, transportes, saúde, serviços, segurança, habitação, indústria, turismo, etc.
Simões Filho tem passado por desafios ambientais, sociais, financeiros e na sua forma de gestão, em que os munícipes têm exigido uma qualidade de vida mais adequada e demandando a participação do cidadão nagestão publica. Como sita Claudete de Castro Silva Vitte:

Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento e as praticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais. O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestorespúblicos.
2 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS
A década de 1970 foi um período de muitas mudanças, onde a tomada das decisões era realizada só pelos políticos. A reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais nada mais são os municípios dividindo responsabilidades com os estados nacionais, abrindo novas possibilidades tanto para a acumulação do capital, comotambém para as forças democráticas das classes subalternas, aconteceram algumas mudanças que trouxeram fortes influências, seja no setor econômico, político ou no setor social, assim criou-se um espaço para sociedade participar dos assuntos do seu município através das reuniões abertas na câmera dos vereadores exercendo o poder de cidadania.
A reestruturação capitalista e a crise dos estadosnacionais, não é uma mera reedição do Estado liberal, não poderá servir aos interesse do capital em crise, mas sim uma efetiva alternativa democrática que se integre a outros povos e se complemente com outros Estados de igual conteúdo. E embora as dificuldades não sejam poucas num caminho que se antecipa logo, as condições para uma aliança entre trabalhadores, prefeituras e municípios são maisconcretas.
O agravamento da crise dos estados nacionais tem afetado o poder dos estados com o aparecimento de novas censuras no meio das classes que dominam e da burocracia estatal, o que se vê nos meios de comunicação e na base de sustentação social das camadas médias, que também tem pioradas suas condições de vida.
Os tempos mudaram, o país foi democratizado, as Câmaras Municipais ampliaram suascompetências, os governos municipais aumentaram seus recursos, suas capacidades de tributar, sua participação nas transferências governamentais e suas atribuições em termos de planejamento e execução de políticas públicas. O aumento da autonomia dos municípios é comprovado pela intensidade de experiências municipais inovadoras e da constituição de bancos de informações sobre as várias experiências.a completa transição democrática com o fim das ditaduras, as críticas e polemicas sobre as concepções, táticas e estratégias da esquerda têm obrigado a que se repense e recoloque os enfoques sobre o problema e a natureza da democracia, do Estado e do poder. Dentro desse contexto global está se verificando um movimento de descoberta e reflexão em direção às bases, ou seja, em direção aos espaçoslocais municipais enquanto territórios políticos, étnico-culturais, sociais e econômicos que devem ser conhecidos, reconhecidos e reconsiderados para a luta democrática no campo popular (A. MASSOLO, 1988,p.46).
2.1 POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
No Brasil há diversas experiências em curso de estratégias de desenvolvimento local, em um cenário de experimentalismo difuso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento econômico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Gestão de desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!