Desenvolvimento econômico de itajubá

Páginas: 14 (3449 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O IMPACTO DA REESTUTURAÇÃO CAPITALISTA 4
2.2 O DESENVOLVIMENTO DE ITAJUBÁ 4
2.3 PODER EXECUTIVO E SUAS SECRETARIAS 6
2.4 AS DIVERGÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO
A Gestão de Desenvolvimento Local é a Ferramenta que levará um determinado município ou região ao sucesso ou fracasso. Váriosmunicípios do País têm seu potencial inexplorado devido a graves falhas de gestão, diretamente ligadas à corrupção, rixas políticas e baixo investimento em educação, saúde e infraestrutura.
Após o fenômeno da reestruturação capitalista, os municípios assumiram novas responsabilidades, mas vários deles não se assumiram como verdadeiros agentes de mudança.
O município de Itajubá, localizado no sul doestado de Minas Gerais, será citado como exemplo no decorrer desta apresentação. Cidade Universitária, Itajubá possui também diversas multinacionais de grande porte e uma localização privilegiada a poucos quilômetros das grandes metrópoles do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.




2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O IMPACTO DA REESTUTURAÇÃO CAPITALISTA
Na década de 1970, uma nova visãodo capitalismo começou a ser abordada, focada na crise dos Estados nacionais. Tem-se o início do Estado neoliberal, onde os municípios começam a ter novas responsabilidades e o poder local passa a a ser agente principal de mudança.
As instâncias subnacionais tinham o poder de promover o desenvolvimento em modelos alternativos ao que modelo centralizador da época, oriundo do período Militar.Os municípios não eram entes da Federação, porém com a crise, novas práticas de gestão pública municipal surgiram como possibilidades. O processo participativo dos Municípios começa ocorrer com a criação de suas próprias leis orgânicas, assumiram sua autonomia fiscal e tributária e começaram a receber mais recursos do Governo Federal.
Novos paradigmas econômicos surgem com as praticas dedesenvolvimento local, como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas de inovação e o desenvolvimento local sustentável. Exemplos destas políticas são vistos no contexto nacional como programas “Bolsa Família”, “Minha casa, minha vida” e também obras do PAC (Programa de aceleração do crescimento).

2.2 O DESENVOLVIMENTO DE ITAJUBÁ
Itajubá e uma cidade localizada no Sul doEstado de Minas Gerais, que possui mais de 91 mil habitantes e conta com uma administração Pública que atua de forma conjunta com o comércio e Indústria, em busca do crescimento Econômico. Cidade Universitária, Itajubá coloca constantemente no mercado mão de obra qualificada, que além de atender os interesses locais, são exportadas para todo Brasil.
Possui indústrias de grande e médio porte,conseguidas através de políticas públicas de incentivos fiscais, doações de terrenos e prédios públicos, conseguindo empregar hoje quase 10.000 pessoas. Estas políticas estão atraindo novas grandes empresas e ajudando também a expansão das atuais.
A promoção do SINE (Sistema nacional de Emprego) também é uma política adotada em Itajubá, incentivando o mercado local a contratar pela agência, quefornece mão de obra filtrada as necessidades particulares de cada Organização.
Com a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento de Itajubá, novas metas foram definidas para facilitar o planejamento municipal. São elas:
• Planejar e obter soluções voltadas para a qualidade de vida e para o crescimento contínuo do ser humano (incorporando os municípios da micro-região);
• Observar com rigor epersistência, o princípio da economia ecológica sustentável;
• Respeitar e manter a visão de longo prazo;
• Desenvolver o sistema econômico através da co-participação e parcerias das iniciativas públicas e privadas;
• Considerar que o desenvolvimento se origina e sustenta na educação e capacitação das pessoas e da população;
• Distribuir as oportunidades de desenvolvimento entre toda a população...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento econômico e desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!