Desenvolvimento econômico da rússia

Páginas: 38 (9434 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
Introdução

Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.

O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS,deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Européia, que importa hoje 25% de sua energia.

A Rússia é destaque também em educação, pois herdou do socialismo um sistemaeducacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo, de apenas 06%.

Mas nem tudo é exemplo na Rússia, o país passa por um sério déficit na saúde pública. Ao contrário da época do comunismo, a saúde pública hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam demais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente.

Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média,enquanto que em outras regiões setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes da eurozona.

1. Desenvolvimento Econômico

1. O que é, e como ocorre

Podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do Produto Nacional Bruto PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alteraçõesprofundas na estrutura econômica.

Os dois fatores fundamentais a determinar, diretamente, o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional dedesenvolvimento. Na medida em que uma sociedade nacional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente, ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer. Investimento e progresso técnico, por sua vez, dependem, em geral, da qualidade das instituições formais (políticas, leis) e informais (práticas sociais ou usos e costumes). Quando uma sociedadeé capaz de conformar essas instituições e políticas econômicas para que elas assumam o caráter de uma estratégia nacional de competição internacional, aumenta a probabilidade de que as taxas de desenvolvimento sejam mais altas.

O desenvolvimento de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, populaçãoe riquezas naturais.

O discurso dos economistas da atualidade tem dado muita ênfase, se uma nação é desenvolvida, ou não, e isto tem colocado uma polêmica muito forte, no que diz respeito ao papel do crescimento econômico na questão de acumulação de capital existente no país. A polêmica aparece no contexto de assegurar o espaço das teorias do crescimento econômico, cujo sentido, temdemonstrado que uma economia pode crescer sem desenvolver-se; pois, produzir produtos agrícola, industrial, ou de serviços, não significa desenvolvimento, tendo em conta que não se tem nenhuma melhora no nível de vida da população, que apresenta um índice muito grande de desemprego ou involuntário, um alto índice de mortalidade infantil, decorrente de doenças próprias de falta de prevenção, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento economico russia
  • desenvolvimento econômico da Russia
  • ASPECTOS FÍSICOS E ECONÔMICOS DA RÚSSIA
  • Crescimento econômico dos bric
  • Crescimento econômico dos bric
  • o crescimento economico da russia
  • Crescimento econômico e desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento Economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!