Desenvolvimento econômico da China e do Japão

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
Desenvolvimento econômico de China e Japão
TEMA: Breve história do desenvolvimento econômico – uma contraposição entre Japão e China

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico, conforme Sandroni, mostra um consonância entre o aumento do Produto Nacional Bruto, simbolizando o crescimento econômico, e a melhoria no padrão de vida da população aliado as mudanças fundamentais na estrutura daeconomia de um país.
No entanto, a história desse desenvolvimento econômico tem mostrado que os países que se industrializaram no século XIX, e por consequência atingiram elevados níveis de bem estar social, fizeram com que os demais países assumissem um papel de simples colônias políticas ou econômicas tendo por fim precípuo servi-los. Todavia, segundo afirma Sandroni, a ideia de desenvolvimentovisando superar esse atraso histórico fez com que os países, principalmente após a conquista da independência política e a formação e consolidação dos Estados nacionais, planejassem um processo de transformação estrutural em um prazo curto a fim de alcançar o nível de bem estar dos países classificados como desenvolvidos.
A exemplo dessa ideia de desenvolvimento, podemos observar entre os paísesorientais a presença de um país central, notadamente o Japão, e entre os periféricos destaca-se a China, que em virtude de seu avanço econômico alcançou patamares típicos dos países centrais.
A partir do exposto, o presente trabalho visa apresentar em linhas gerais como se delineou o desenvolvimento econômico dos países orientais Japão e China, apresentando para tanto as estratégias pensadas porestas nações de modo que seja possível estabelecer uma comparação entre os diferentes modos de desenvolvimento econômico.

2. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO JAPÃO

O processo de desenvolvimento econômico do Japão teve grande impulso no pós-segunda guerra mundial, mesmo com a derrota japonesa, mas também podem ser consideradas algumas outras medidas em épocas anteriores à segunda guerra como em1868 com quando a elite que tinha tomado o poder na restauração meiji tomou medidas de crescimento econômico para evitar que o Japão se tornasse colônia de uma potência estrangeira, ou ainda na época da primeira guerra mundial quando as empresas manufatureiras europeias não conseguiram suprir a demanda dos mercados asiáticos e foram substituídas por fornecedores japoneses, dessa forma o Japãoconseguiu acumular reservas suficientes para se tornar fornecedor mundial na área.
Mas o enfoque principal no crescimento econômico e tecnológico no Japão deve ser dado na época do pós-segunda guerra mundial. Após a segunda guerra o território japonês foi ocupado por forças armadas americanas e isso provocou uma grande ruptura na política da época, maior ruptura até que a revolução meiji, os EUAtinham o interesse de controlar o Japão para que ele não se tornasse de novo uma grande potência asiática e pudesse ameaçar os interesses econômicos americanos. Porém com o início do período de guerra fria em 1948 os Estados Unidos tiveram que mudar sua política externa para ajusta-la de acordo com seus interesses, assim foi investido grande capital na recuperação do Japão para que ele pudesse crescere se tornar um importante aliado sob o domínio das políticas americanas, a localização do Japão também era bastante estratégica para conter o avanço das ideias comunistas sob sua região de influência.
Com isso os americanos passaram a exigir a imediata estabilização da economia japonesa com o objetivo de deter os déficits comerciais externos e o processo inflacionário que o Japão passava naépoca, além disso, os Estados Unidos também adotaram uma paridade única entre o dólar e o iene a fim de viabilizar relações comerciais que fossem favoráveis ao crescimento japonês. O programa de estabilização implantado pelos americanos fez com que a inflação fosse contida e a economia passar por um período de estagnação e a abertura comercial a despeito da taxa de cambio de competitividade aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desenvolvimento econômico e industrial do Japão
  • Desenvolvimento econômico da china
  • Desenvolvimento Economico da China
  • Desenvolvimento econômico da china
  • O QUADRO ECONOMICO E POLITICO DE JAPÃO E CHINA
  • Desenvolvimento econômico da china
  • Desenvolvimento econômico da china
  • desenvolvimento econômico da china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!