Desenvolvimento Econômico brasileiro

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL

O Brasil tem quase um século de atraso, tecnológica e industrialmente, se relacionado aos que iniciaram o processo de industrialização no ápice da Primeira Revolução Industrial, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e Japão.
O desenvolvimento industrial no Brasil foi impulsionado com as modificações estruturais decunho político, social e econômico, que ocorreram especialmente no final do século XIX.
Junto dessa tomada industrial veio a consolidação dos direitos trabalhistas, influenciada pelos ingleses, mas somente com Getúlio Vargas, a partir da Revolução de 1930, que se consolidaram a justiça do trabalho e a proteção dos direitos dos trabalhadores.
Em 1º de maio de 1943, foi sancionada a CLT (Consolidaçãodas Leis Trabalhistas), criada com o auxílio de importantes brasileiros, como Oliveira Viana (jurista e intelectual), e Joaquim Pimenta (líder socialista), a fim de contribuírem com o progresso da sociedade através da proteção ao trabalhador.
A inicialização industrial no Brasil se deu com o governo Vargas, principalmente no setor de base. Em 1941, foi criada a Companhia Siderúrgica Nacional e em1942, a Companhia Vale do Rio Doce. No segundo governo Vargas, foram criados ainda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) em 1952 e a Petrobrás em 1953.
Durante os governos de Vargas e Dutra,período de 1931 a 1954: a inflação anual média do país foi de 9,17 % e o crescimento anual médio do PIB foi de 5,31 %. Números que foram importantes, tendo em vista que a maioria dos países domundo sofreu um impacto negativo na economia devido a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, e da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945.
No governo seguinte que seria o de Juscelino Kubitschek (JK), o crescimento econômico foi baseado em um programa de obras públicas, chamado de Plano de Metas. Durante o governo de JK o PIB brasileiro cresceu 47,5%, o que correspondia a uma médiaanual de 8,08%. Esse bom desempenho veio acompanhado de um forte crescimento da inflação e descontrole das contas públicas. No final do governo, a inflação anual ultrapassou a 30% e o déficit público superou 25% das receitas. Um dos grandes marcos do governo de Juscelino Kubitscheck,além do crescimento econômico, foi a mudança estrutural produtiva do Brasil. Fazendo que a participação do setorindustrial no PIB subisse de 25,6%, no início do governo, para 32,2% ao final do governo. E a participação agropecuária recuasse significativamente. Esse foi o período em que o Brasil passou por um forte processo de industrialização.
Diferente dos EUA, no Brasil houve falta de iniciativa privada. Os EUA se reergueu e reconstruiu da guerra através das ambições daqueles que viriam a ser os homens maispoderosos do país, Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, etc. Já no Brasil, com a falta da iniciativa privada, o governo brasileiro que foi o maior investidor.
O crescimento do setor industrial foi baseado na indústria automobilística, na industrialização via substituição de importações, com financiamento externo e grande presença do setor público.
O reduzido apoio privado na realização do plano degoverno de JK, o grande desequilíbrio nas contas do setor público, acabou sendo um dos principais responsáveis pela crise econômica que o país viveu durante os governos de Jânio e João Goulart, que culminou com o golpe militar de 1964.
Um dos grandes fatores que levaram ao início do golpe militar foram os altos índices de inflação e estagnação do crescimento econômico.
Nos dois primeiros anosdo período Jânio/Jango, sob os efeitos do Plano de Metas de JK, o crescimento do PIB foi bastante significativo: 8,6% em 1961 e 6,6% em 1962. No entanto, em 1963, a estagnação econômica aparece, com um crescimento do PIB de apenas 0,6%, algo inédito na história do país até então. Em relação à inflação, a situação foi ainda mais negativa. Em 1961 o índice geral de preços registrou aumento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento socio economico brasileiro
  • CELSO FURTADO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
  • A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
  • Abordagem teorica sobre o agronegocio brasileiro sua importancia para o desenvolvimento economico do brasil
  • Crescimento econômico e desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!