DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO

Páginas: 18 (4476 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014






INTRODUÇÃO

Atualmente existem vários indicadores que são utilizados para mensurar o desempenho de uma determinada atividade ou fenômeno nas mais variadas áreas de conhecimento que se possa imaginar.
O Produto Interno Bruto (PIB) é utilizado para mensurar a economia e, também, acompanhar seu desempenho ao longo do tempo. Entretanto, o PIB, comomedida de riqueza, tem sido bastante criticado por esconder a realidade social de muitos países que conciliavam riqueza com péssimas condições de vida refletidas nos campos da saúde, educação, moradia, alimentação.
O conceito de crescimento atrelado ao aumento da capacidade produtiva da economia cedeu lugar ao desenvolvimento econômico, uma combinação de crescimento com melhoranas condições de vida.
Recentemente, tem havido uma preocupação em colocar o ser humano ao lado da riqueza econômica, procurando observar se o aumento da riqueza econômica pode resultar em progresso humano e em melhoria nas condições de vida.
Essa nova forma de acompanhar o desempenho da riqueza e do progresso humano é sintetizada no conceito de desenvolvimentohumano. Desse modo, o desenvolvimento humano é definido como sendo o processo de aumento das escolhas das pessoas, que podem ser infinitas e mudar ao longo do tempo.
No entanto, três delas são essenciais: levar uma vida longa e saudável, adquirir conhecimento e ter acesso aos recursos necessários para ter um padrão de vida decente, desfrutar de liberdade política, ter a garantia dedireitos humanos.
A medida do desenvolvimento humano deve ser capaz de captar as realizações humanas, que diz respeito à saúde, educação, liberdade política, cultura etc., a fim de que os gestores de políticas públicas não tomem decisões equivocadas.
Uma escolha errada pode implicar desperdício de recursos e postergar os objetivos que se pretendem alcançar.Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.
Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizadotambém para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica – um estado, uma região, ou mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

A Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz éuma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:
a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.
b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.
c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.A Curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100 100).
Se a renda for distribuída de forma perfeitamente e equitativa, a Curva coincidirá com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na quais todos têm o mesmo rendimento. Na situação oposta, na qual existisse uma desigualdade perfeita,ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a Curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto (100,00), e iria até o ponto (100,100).

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento Economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!