DESENVOLVIMENTO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA DO COLÉGIO VIP

2075 palavras 9 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC

Analise do desenvolvimento psicomotor do equilíbrio na ginástica rítmica em crianças de 8 a 10 anos do Colégio Vip

Campo Grande – MS
2013

Analise do desenvolvimento psicomotor do equilíbrio na ginástica rítmica em crianças de 8 a 10 anos do Colégio Vip

Projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso
Com o requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de
Curso do Curso de Educação Física

Orientador (a):

Campo Grande – MS
2013

Resumo

Equilíbrio é a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado. Essa habilidade psicomotora pode ser desenvolvida mediante á exercícios. Para que aconteça um desenvolvimento psicomotor do equilíbrio na GR o professor/(a) deve contribuir aplicando exercícios e analisando a evolução da habilidade. Esse procedimento é estudado através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa.
Esse estudo abrange meninas de 8 a 10 anos da rede privada de ensino Colégio Vip, e parte do princípio que as mesmas estão com roupas adequadas, o espaço é suficiente para a realização dos exercícios.
Essa é uma pesquisa experimental que visa enfatizar o trabalho do equilíbrio estático na prática da atividade física, por meio da modalidade da Ginástica Rítmica.

Palavras Chave: Equilíbrio, Ginástica Rítmica, psicomotor

INTRODUÇÃO

A modalidade Ginástica Rítmica (GR) nasceu em meados do século XX, na Europa central, e recebeu muitas contribuições para o seu desenvolvimento, através da influência dos mestres, de pelo menos quatro correntes: Dança, Arte Cênica, Música e Pedagogia. Segundo Peuker (1973) o advento da Ginástica Rítmica Desportiva, nasceu em meados do século XX, se deu a partir de um movimento renovador

Relacionados