Desenvolvimento de um plano de gestão ambiental aplicado a um colégio particular

Páginas: 8 (2000 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL APLICADO A UM COLÉGIO PARTICULAR

CAMPINAS
2012

1. INTRODUÇÃO

A implantação de Sistemas de Gestão Ambiental já faz parte de muitas empresas atualmente, no entanto, quando tratamos de instituições de ensino, principalmente às de ensino básico, notamos que o tema meio ambiente é desenvolvido na maioria das vezes como um conteúdoespecífico de uma disciplina.
A Norma ISO 14001 em seu item 4.4.2, enfatiza a competência, o treinamento e a conscientização, como formas de assegurar a conformidade com a política ambiental da organização. Da mesma forma, promovendo a compreensão por parte de seus colaboradores sobre os impactos ambientais reais e potenciais, inerentes às atividades da empresa, e a importância e benefícios de suaprevenção (ABNT, 2004).
É recomendado que a Educação Ambiental nas escolas dê prioridade a problemas concretos, à utilização do meio ambiente imediato como recurso pedagógico, à colaboração docente de diferentes disciplinas e à necessidade de que a escola esteja aberta à comunidade (Dias, 2004).
Diante da necessidade de se adotar novos meios de se trabalhar a educação ambiental nas escolas e fazer comque a sustentabilidade efetivamente esteja inserida na rotina dos alunos, colaboradores e da sociedade que permeia o ambiente educacional, o presente trabalho busca auxiliar a instituição educacional direcionando ações que desenvolvam a percepção ambiental da comunidade escolar e de seus principais aspectos e impactos ambientais, elaborando uma política ambiental visando a sustentabilidade desseórgão de ensino.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O colégio escolhido situa-se no município de Campinas/SP, o qual possui mais de 702 instituições de ensino de nível pré-escolar, fundamental, médio e superior. Está localizado no Jardim Chapadão, considerada uma área nobre da cidade e trata-se de um colégio particular que foi inaugurado em 1978, mas ampliou seu prédio no ano de 2001.Oferece à comunidade a educação infantil, fundamental, ensino médio e, no período noturno, o ensino superior. Funciona diariamente das 07h às 23hrs, possui em sua totalidade 813 alunos e 47 funcionários. Ocupa uma área de cerca de 2.000 m², seu prédio conta com quatro pavimentos, 23 salas, 8 sanitários, 3 cozinhas, 2 cantinas, pátio no subsolo, sala de máquinas, 1 depósito, 2 estacionamentos equadra poli esportiva aberta no piso superior. Têm um consumo mensal de 60 m³ de água e 3.800 kWh de energia elétrica. Produz 350 litros de resíduos por dia.

Figura 1 – Vista aérea do colégio
Fonte: Google/Earth acessado em 01/06/2012

Não foi observada área verde considerável, apenas um jardim no subsolo (figura 2) e algumas plantas e uma árvore frutífera na áreaexterna superior (figura 3).

Figura 2 – área verde Figura 3 – área externa superior

Para obtermos informações, foi aplicado um questionário à secretaria da escola visando detalhar dados sobre resíduos, materiais, energia, água e transporte. No quesito resíduo, observamos que a escola classifica os resíduos (figura 3), possui descarte adequado parapilhas e baterias (figura 4), têm destinação adequada para resíduos especiais como lâmpadas e materiais de uso no laboratório, o esgoto está ligado à rede municipal e encaminha o lixo eletrônico para a destinação correta.

Figura 3 – Coleta Seletiva Figura 4 – Pilhas

No entanto, poderia haver uma parceria com uma empresa de tratamento de lixo reciclável, o que acarretaria lucro àinstituição na venda desses materiais, bem como não foi observado nenhum ação quanto à compostagem.
No quesito materiais, a instituição compra cartuchos de tinta reciclados, desempenha campanha para reutilização de papel como folha rascunho e também utiliza papel reciclado, nos banheiros foram instalados secadores para as mãos, dispensando o uso de papel para secagem (figura 5). Porém, não foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de desenvolvimento de um diagnostico ambiental
  • GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • Gestão ambiental
  • GESTÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
  • Plano de gestão ambiental
  • Plano de gestao ambiental nas empresas.
  • Plano de negocio gestão ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!