DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE CARGA DO TIPO ON/OFF

4279 palavras 18 páginas
II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES - Florianópolis, 18 a 21 de novembro de 2008

DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE CARGA DO TIPO
ON/OFF
Aimé Fleury de Carvalho Pinto Neto – aimepinto@ufpa.br
Marcelo Pinho Almeida – marcelopa@ufpa.br
Wilson Negrão Macêdo – wnmacedo@pq.cnpq.br
João Tavares Pinho – jtpinho@ufpa.br
Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas – GEDAE, Faculdade de Engenharia Elétrica,
Universidade Federal do Pará
0B

1B

H

2B

3B

3.4 Outros Componentes de Sistemas Fotovoltaicos
Resumo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um controlador de baixo custo e reduzido auto-consumo, para o gerenciamento do processo de carga e descarga de baterias, empregadas em sistemas fotovoltaicos autônomos.
Apresentam-se ainda o detalhamento de cada um dos blocos que constituem o controlador, uma estimativa de custo do mesmo, alguns resultados de testes preliminares de sua operação, bem como a fase atual de seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Energia solar, Controladores de carga, Sistemas fotovoltaicos autônomos.
1.

INTRODUÇÃO

No Brasil, os sistemas fotovoltaicos instalados estão voltados, em sua maioria, para a eletrificação rural e de localidades não atendidas pela rede elétrica, onde são utilizados isoladamente em residências e pequenos comércios ou conectados a outros sistemas, como o eólico e o diesel, formando sistemas híbridos.
Em sistemas fotovoltaicos autônomos de produção de eletricidade, a utilização de baterias é imprescindível, assim como dispositivos que controlem o fluxo de energia através delas a fim de prolongar sua vida útil. Esses dispositivos, conhecidos como controladores de carga, além de representarem uma pequena parcela do custo inicial de um sistema fotovoltaico, se desempenharem corretamente suas funções podem reduzir substancialmente os custos operacionais. Os controladores atuais são desenvolvidos com algoritmos de

Relacionados

  • Plataforma robótica multi-funcional
    38683 palavras | 155 páginas
  • medição de vazão
    90837 palavras | 364 páginas
  • Medição de vazão
    89882 palavras | 360 páginas