Desenvolvimento de um carneiro hidráulico a partir de materiais alternativos.

Páginas: 20 (4866 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
Desenvolvimento de um Carneiro Hidráulico a partir de materiais alternativos

Davi Friske (FAHOR)  df001292@fahor.com.br

Diego Roberto Mayer (FAHOR)  dm001346@fahor.com.br

Thiarles Coracini (FAHOR)  tc001316@fahor.com.br

Resumo
O presente artigo aborda sobre o equipamento carneiro hidráulico, cuja fonte de funcionamento é a energia hidráulica através do fenômeno “golpe de aríete”,capaz de abolir o uso de energia elétrica ou combustível fóssil.  Este trabalho descreve o conjunto de peças e suas a função, além de apresentar os cálculos que envolvem o processo de construção e instalação do equipamento a partir de materiais alternativos. Em especial, verificam-se as aplicações e viabilidades deste dispositivo com dados de análise econômica.

Palavras chave: Carneirohidráulico, Golpe de aríete, Propriedade rural e Bomba carneiro.

1. Introdução
Em alguns países, não há eletricidade, cuja dificuldade é em relação ao combustível e também ao difícil acesso a manutenção dos motores no meio rural (ZÁRATE ROJAS apud CARARO et al, 2007). Na CERPCH (2002) consta que o carneiro hidráulico é um equipamento simples, prático e barato, utilizado para o bombeamento de água. Para oseu funcionamento não é necessário energia elétrica ou combustível fóssil, pois o carneiro hidráulico funciona automaticamente devido ao “golpe de aríete”. Abate e Botrel (apud Cararo et al, 2007) citam que o uso do carneiro hidráulico é utilizado nas propriedades rurais como uma fonte alternativa de bombeamento de água.. De acordo com a Marumby (2012), este equipamento precisa de água emabundância e uma diferença de nível considerável entre a superfície da água a ser elevada até o reservatório ou até outros fins.
O principal problema do equipamento é a não adaptação em qualquer local, pois o seu funcionamento pode ser comprometedor, levando ao descarte do seu uso. Outra dificuldade é o rendimento hidráulico baixo, pois, durante o bombeamento da água, a válvula de impulsão desperdiçauma quantidade de água maior do que a água que é elevada até o reservatório.
Ocorre o problema de abastecimento de água nas propriedades rurais, pois, mediante implementações de leis de proteção a mata ciliar será obrigatória à utilização de um método de bombeamento de água até os reservatórios para o uso animal, válido somente para aqueles que tenham apenas os rios como fonte de abastecimento.Outro caso são os agricultores e pecuaristas que têm renda financeira baixa e utilizam o bombeamento de água com sistemas que causam investimentos financeiros, assim não conhecendo atalhos de cortes de investimentos.
Esse artigo tem como objetivo geral desenvolver um protótipo de carneiro hidráulico a partir de materiais alternativos. E, como objetivos específicos, pretendem: descrever oscomponentes necessários para o desenvolvimento do protótipo; descrever cálculos empregados na construção e instalação do protótipo; projetar conceitualmente o carneiro hidráulico; verificar e estudar as aplicações e viabilidades.
O trabalho buscou justificar as viabilidades e aplicações da utilização do carneiro hidráulico. E para isso foi definido que o carneiro hidráulico preferencialmente é designado aosetor rural. O desenvolvimento do protótipo carneiro hidráulico e de fins de conhecimento acadêmico para o estudo do conteúdo programático de Física II, sendo eles: as vazões volumétricas da alimentação e recalque, a energia cinética e a energia gravitacional que resulta na energia mecânica.
Comparado à bomba elétrica e motor de uso de combustível fóssil ou outros, a bomba hidráulica apresentaeconomia financeira considerável, porque a bomba elétrica para o seu funcionamento utiliza energia elétrica, tendo o risco de faltar energia elétrica e não ter água na propriedade. Já o motor exige uma manutenção cuidadosa, além de consumir combustível fóssil que contribui para a poluição do meio ambiente. Porém uma minoria utiliza motores de funcionamento através do biodiesel, gás e outros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Montagem de destiladores a partir de materiais alternativos
  • Carneiro Hidráulico
  • carneiro hidraulico
  • Carneiro hidráulico
  • carneiro hidraulico
  • carneiro hidraulico
  • Carneiro Hidraulico
  • carneiro hidraulico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!