Desenvolvimento de Software

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO

9
5 ANEXOS 10
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de um software é bastante complexo. Existem várias etapas que vão desde o planejamento até chegar ao cliente. Para desenvolver um software de qualidade é necessário não só a mão de obraespecializada e as ferramentas. Existe todo um processo de análise de riscos, implantação de um modelo de processo, documentação, testes, entre outros.

Elaboramos um questionário para uma empresa da área, a ATS, localizada em Vitória da Conquista - BA. Com base nas respostas, elaboramos um texto com o objetivo de esclarecer algumas dessas etapas do desenvolvimento de software nas empresas domercado de trabalho atual.






PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento de software é um conjunto de etapas com o objetivo de produzir um software que pode ser bastante complexo a depender do nível da empresa e do software a ser desenvolvido. Para se iniciar um projeto de desenvolvimento é necessário implantar um modelo de processo, escolher as ferramentas de acordo com atecnologia que será usada e seguir o projeto de acordo com o modelo de processo.
MODELOS DE PROCESSO
Modelos de processo são essenciais em projetos de desenvolvimento. A partir da implantação destes, uma série de riscos são extintos e ocorre uma padronização nos projetos, o que aumenta a credibilidade da empresa e facilita o gerenciamento dos mesmos. Existem modelos recomendados para cada tipode software. Para um software menos complexo e de fácil gestão o modelo necessário será diferente de um modelo adequado para um software de grande porte e de nível mais alto por exemplo.
A empresa ATS optou por dois modelos para seus projetos. O Scrum e o MPS.br. Ambos são usados em todos os projetos da empresa.
O Scrum é um modelo de processo de desenvolvimento ágil baseado no empirismo eindicado para softwares mais complexos, no qual não se sabe exatamente como será desenvolvido passo a passo. Nele é fácil de gerir o projeto, é um modelo bastante democrático, todas as opiniões são ouvidas igualmente independentes da autonomia do profissional envolvido, fato que ajuda a determinar com mais facilidade os prazos.

MPS.br não é um modelo padrão de processo, assim como o Scrum,porém, é um modelo de melhoria de qualidade. É dividido em três partes, cada parte com sua determinada característica:
1. MR-MPS, referencia para melhoria da qualidade do processo.
2. MA-MPS, Metodologia de avaliação da qualidade do software.
3. MN-MPS, Modelo de negócio, documentos do programa.

tecnologias e ferramentas
O mercado do software é muito amplo e está em constante crescimento.Fato que exige dos desenvolvedores um produto de maior qualidade. Para suprir as necessidades do mercado, surgem diversas tecnologias e ferramentas constantemente. Hoje existem várias maneiras de se desenvolver um software. Cabe a empresa ou ao desenvolvedor escolher a melhor maneira e se adequar a ela. As linguagens de programação são as tecnologias principais de desenvolvimento e são várias asopções. A empresa ATS optou por trabalhar com ambas as áreas, para Desktop e interface Web. As ferramentas e tecnologias usadas pela empresa são, PostgreSQL, Firebird, UML, Hibernate, JSF, Java Script e Jquery. A ferramenta UML já é uma linguagem unificada de modelagem. A principal função do UML é auxiliar no processo do software facilitando os passos do desenvolvimento e padronizando a maneira como sedesenvolve. Esta ferramenta é muito recomendada no mercado por ser confiável e apresentar sempre bons resultados quando aplicada de maneira correta no processo de desenvolvimento.

PostgreSQL é um sistema criado para gerenciar banco de dados. O mesmo é referência em sistemas de gerenciamento de banco de dados em código aberto contando com diversos recursos avançados, o que explica sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de Software
  • desenvolvimento de software
  • Desenvolvimento de software
  • Desenvolvimento de Software
  • Desenvolvimento de software
  • Desenvolvimento de software
  • Desenvolvimento de Software
  • Desenvolvimento de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!