DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II

Páginas: 10 (2448 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014








































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 DESENVOLVIMENTO 6
4 CONCLUSÃO 13

1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual interdisciplinar do 4º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo aplicar e exercitar os conteúdosassimilados no período, elencando os diversos conceitos, técnicas e práticas das disciplinas. Abordaremos a importância do uso eficaz dos diagramas UML (diagramas de estado e implantação), explicaremos como a ética pode nortear a responsabilidade social numa organização, e por fim, estudaremos o ORM (ObjectRelational Mapping) e o stored procedure (blocos de códigos) no banco de dados.
2 OBJETIVO
Vamosaprender como aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no 4º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abordando os diversos conceitos, técnicas e práticas sobre o desenvolvimento de sistemas orientado a objetos usando banco de dados relacional ou orientado a objetos, e o uso ORM (Object Relational Mapepr) – Mapeamento Objeto Relacional.
Desenvolver Sistemas de Informação, maisespecificamente um SIPT, baseado na norma ISO/IEC 9126 para apoiar o desenvolvimento e avaliação de sites.

3 DESENVOLVIMENTO
3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS
Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas.Hoje, o banco de dados orientados a objeto é um fator emergente que integra banco de dados e a tecnologia de orientação a objetos. Por um lado, a necessidade de realizar manipulações complexas para os banco de dados existentes e uma nova geração de aplicações de banco de dados geralmente requisitam mais diretamente um banco de dados orientado a objeto. Por outro lado, aplicações de linguagensorientadas a objeto e sistemas estão exigindo capacidades de banco de dados, tais como continuidade, simultaneidade e transações, dos seus ambientes. Estas necessidades estão levando à criação de sistemas poderosos, chamados banco de dados orientados a objeto.
3.1.1 Aplicação e seu mecanismo de funcionamento
O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO)teve origem na combinação de ideias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos.
No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.
Osmodelos de dados orientados a objetos tem um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamentoentre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

Alguns conceitos encontrados nas linguagens de programação orientadas a objetos (LPOO) são também aplicados nos modelos de dados orientados a objetos, porém bancos de dados requerem alguns conceitos próprios. Os objetos, em uma LPOO, existemsomente durante a execução do programa e são por isso chamados de transitórios. Um banco de dados orientado a objetos pode estender a existência dos objetos de modo que eles sejam armazenados permanentemente, isto é, os objetos são persistentes eles persistem após o término do programa e podem ser recuperados posteriormente e compartilhados por outros programas.


Estrutura de um BDOO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos de sistema de informação ii
  • Projeto de Sistemas de Informação II
  • Sistemas de informação ii
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação I
  • PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • Ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação
  • Desenvolvimento de um sistema de informação em dengue
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!