DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA ANÁLISE DE PERFORMANCE DE ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS”

1140 palavras 5 páginas
UNIP - Universidade Paulista
Disciplina: Método do Trabalho Acadêmico Profa. Ms. Angeles Treitero.

História das Ciências e das Universidades
Origens e princípio de práticas universitárias

Todas as práticas humanas são orientadas por um determinado contexto teórico que é elaborado, amadurecido e desenvolvido no exercício da prática. Não existe, teoria sem prática, nem prática sem teoria.

A Universidade através da História

Na Antiguidade Clássica (refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., à queda do Império romano do ocidente no século V d.C.), principalmente na Grécia e em Roma, já dispunha de escolas tidas como alto nível. Ensinavam medicina, filosofia, retórica e direito. Discípulos se reuniam em torno do mestre do qual o conhecimento era transmitido. Aos discípulos cabia aprender do mestre, espelho e modelo de aperfeiçoamento. Cada mestre conduzia sua escola, seus discípulos, nessa época existia uma comunidade de discípulos em torno de um mestre, de uma cabeça de uma escola. Grande parte do trabalho intelectual gravita em torno da religião, da fé e para tanto os estudos da filosofia são bastante cultivados.
Grandes Filósofos
Aristóteles, nasceu em Atenas 384 a.C- 322 a.C.
Platão (Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental e outros filósofos gregos são muito cultivados. Qualidades hoje exigidas tais como: rigor, seriedade, lógica do pensamento, buscas de provas, etc., tem sua origem dessa época.
Grandes pensadores surgem, organizam suas doutrinas, criam suas escolas de pensamento, formadas por grande grupo de pensadores e estudiosos

Relacionados