Desenvolvimento de Produtos

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa ilustrar um dos conceitos aprendidos na disciplina de Estratégia de Produção, lecionada pela Prof. Natalia do Vale. Entre tantos aprendidos, escolhemos um que nos chamou mais atenção, sendo ele o desenvolvimento de novos produtos e todo o seu processo. Para isso, foi necessário primeiramente conceituar o tema através de um referencial teórico e em seguidaexemplificamos o assunto através de um estudo de caso da empresa Natura. Por último, fizemos a análise e conclusão baseadas nos conceitos aprendidos em sala e discorridos nesse trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico tem o objetivo de informar sobre os conceitos sobre desenvolvimento de novos produtos através da análise da literatura com base em vários autores.
2.1 Definição deproduto
Segundo Churchill (2003, pg. 234) um produto, do ponto de vista de marketing inclui além de bens ou serviços, marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características que acrescentem valor para os clientes. E nesse sentido, podem ser vendidos para consumidores ou organizações e caracterizados como tangíveis (bens) ou intangíveis (serviços).
De acordo com Kotler (2000, pg. 416)um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Os produtos comercializados incluem bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
São identificados sete níveis de hierarquia de produto, a saber:
- Família de necessidade: a necessidade central que sustenta a existência de umafamília de produtos. Exemplo: segurança.
- Família de produtos: todas as classes de produtos que podem satisfazer uma necessidade central com razoável eficácia. Exemplo: poupanças e renda.
- Classe de produtos: um grupo de produtos dentro da família de produtos que têm uma certa coerência funcional. Exemplo: instrumentos financeiros.
- Linhas de produtos: um grupo de produtos dentro de uma classe deprodutos que estão intimamente relacionados porque desempenham uma função similar, sendo vendidos para os mesmos grupos de clientes e comercializados através dos mesmos canais, ou que se incluem em determinadas faixas de preço. Exemplo: seguros de vida.
- Tipo de produto: um grupo de itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma das diversas formas possíveis do produto. Exemplo:seguro de vida pessoal
- Marca: o nome, associado a um ou mais itens da linha de produtos, que é usado para identificar a fonte ou caráter do item ou dos itens. Exemplo: Prudential.
- Item: uma unidade distinta dentro de uma marca ou linha de produtos que se distingue pelo tamanho, preço, aparência ou outro atributo. Exemplo: seguro de vida anual renovável da Prudential.
2.2 Projeto do produtoGaither (2001, pg. 97) escreveu que para obter sucesso atualmente, as empresas devem construir uma infra-estrutura que lhes permita:
1. desenvolver e projetar rapidamente novos produtos, estes devem ser inovadores de qualidade superior e além disto se comprometer com uma política de melhoria contínua dos projetos de produtos existentes.
2. Construir sistemas flexíveis de produção que secaracterizem pela produção de produtos de excelente qualidade e custo mais baixo e que possam modificados a fim de atender eventuais necessidades de clientes.
Esta estrutura exige, indubitavelmente, alterações fundamentais no tocante ao projeto e desenvolvimento de produtos e aos processos de produção. Adicionalmente, o projeto de produto afeta diretamente sua qualidade, os custos de produção e asatisfação do cliente. O projeto de produtos e serviços, torna-se assim, crucial para o sucesso na competição global.
O planejamento de processo será intenso para novos produtos e serviços, mas replanejamento também poderá ocorrer quando a capacidade necessita de mudança, as condições de mercado ou de negócios se modificam ou se máquinas tecnologicamente superiores se tornam disponíveis. Segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento de produtos
  • Desenvolvimentos de produtos
  • Desenvolvimento do produto
  • Desenvolvimento de produtos
  • Desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento de produtos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!