DESENVOLVIMENTO DE Pistia stratiotes EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CHORUME PROVENIENTE DE COMPOSTAGEM

2262 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE AQÜICULTURA
CURSO DE ENGENHARIA DE AQÜICULTURA
DISCIPLINA DE ECOLOGIA DO SOLO

DESENVOLVIMENTO DE Pistia stratiotes EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CHORUME PROVENIENTE DE COMPOSTAGEM

FLORIANÓPOLIS
2008
INTRODUÇÃO Atualmente um dos grandes problemas ambientais é a quantidade de lixo urbano gerado pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, o aumento do consumo. Este lixo geralmente é encaminhado para aterros sanitários, onde acaba provocando grandes impactos ambientais, como poluição do solo, contaminação do lençol freático, das águas de superfície, dissipação de gases e, além disso, mau cheiro. Esses são alguns dos motivos pelos quais a população exige que os aterros sejam cada vez mais distantes dos grandes centros urbanos, porém, gerando maiores gastos com o transporte. A solução encontrada para reduzir esse impacto negativo é a Compostagem Termofílica, onde a fração orgânica do lixo é transformada em adubo orgânico, podendo ser utilizada em parques, jardins e hortas, sem a necessidade da adição de fertilizantes químicos.
A compostagem é um processo natural de decomposição biológica da matéria orgânica que ocorre através da ação de microrganismos (bactérias). Estes encontram na matéria orgânica sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. Ela não apresenta rejeitos e sim um produto final, o composto orgânico, propiciando melhor desenvolvimento das plantas e alimentos mais saudáveis.

1. COMPOSTAGEM
Atualmente, uma das grandes preocupações ambientais está relacionada aos resíduos sólidos gerados pela sociedade moderna e consumista. Com a intensificação do processo industrial, aliado ao crescimento da população e à conseqüente demanda por bens de consumo, o homem tem produzido quantidades significativas de resíduos sólidos sem base numa política clara e efetiva para sua

Relacionados