Desenvolvimento de pessoas

Páginas: 7 (1705 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC


CURSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS












TRABALHO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS









SÃO PAULO
2013
1. JUSTIFICATIVA
As pessoas são o principal patrimônio das empresas. No entanto, há uma necessidade atual e constante de seu Desenvolvimento, assim, propomos o usodeste guia como forma de orientar essas estratégias por parte da Gestão de Recursos Humanos nas Empresas.

2. PROPOSTA
O Desenvolvimento de Pessoas é atualmente essencial nas Organizações, e deve valorizar o auto-aprendizado e o auto-desenvolvimento, o reconhecimento e o aperfeiçoamento das competências individuais essenciais à organização e à função desenvolvida pelo colaborador, além depromover a troca de experiências através da interação dos funcionários e do compartilhamento do conhecimento.
A idéia deste guia é servir de orientação para a área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos nas Organizações no Desenvolvimento dos Funcionários, através de uma ênfase maior na Gestão Estratégica.
A intenção é expor algumas práticas atuais através de descrição e exemplos, paraque seja mais fácil a retenção de talentos e a gestão de conhecimentos.

3. TIPOS DE MELHORES PRÁTICAS E SUAS APLICAÇÕES

3.1. TREINAMENTO (cursos internos) e DESENVOLVIMENTO
O objetivo do Treinamento e Desenvolvimento é capacitar as pessoas para executarem seu trabalho, atendendo aos objetivos da organização.
O Treinamento visa condicionar o indivíduo para execução de tarefas. É uma"educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa". Barreto (1995).
O Desenvolvimento está voltado ao crescimento pessoal, conhecimento, habilidade, atitude, valores e equilíbrio emocional. Visa "aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fimde torná-los futuros membros valiosos da organização". (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000);
Os objetivos tanto do Treinamento quanto do Desenvolvimento são: Aumentar eficiência e produtividade; Melhorar o nível de qualidade; Melhorar o ambiente, clima de trabalho; Preparar a liderança para trabalhar com equipes e desenvolvê-las.
Ambos são processos importantes dentro das organizações.
O treinamentoformal deve ser feito para que o funcionário entenda como funciona sua função na empresa, e também para que possa se alinhar à missão e visão da organização. Quando este processo estiver estabelecido é preciso desenvolvê-lo em outro nível, proporcionando ao funcionário aprendizado e crescimento.
Esta abordagem (desenvolvimento) trará maior motivação, segurança e retenção, não apenas para ofuncionário, mas também para a organização.
Um programa de treinamento e desenvolvimento pode ser criado a partir das necessidades atuais e futuras identificadas em cada área da organização. Identificam-se o “para quê” e o “por que” através de um levantamento de necessidades, que poderá ser feito através de pesquisa de clima, entrevista com as áreas, avaliação de desempenho, avaliação 360º, etc.3.2. WORKSHOPS E PALESTRAS
Os conceitos de palestra e workshop, apesar de muitas vezes usados como sinônimos são bastante diferentes.
Palestras são exposições sucintas com o objetivo de apresentar alguma novidade em determinada área ou sobre determinado assunto. Costumam ser expositórias, de curta duração, e apresentadas por um palestrante, com pouca participação do público.
Já Workshops temcaráter de treinamento e seu objetivo é aprofundar a discussão de temas específicos através da apresentação de casos práticos. Costumam exigir intensa participação do público, são mais longos e detalhados.
Estas ferramentas são complementares à ferramenta TREINAMENTO acima descrita.
A intenção delas é aprofundar ou introduzir o conhecimento de algum tema que a organização considera importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas
  • Desenvolvimento de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!