Desenvolvimento de novos produtos e marcas 4

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Leia atentamente o texto abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa correta:

A Gillette, no mercado há mais de 100 anos, nunca foi ameaçada na liderança mundial de vendas de aparelhos e lâminas de barbear. Em sua sede, todos os dias funcionários chegam de manhã e se encaminham para uma área com pias e torneiras. Lá, se barbeiam com produtos que ainda não chegaramao mercado – e talvez nunca cheguem. Mais de 2% de seu faturamento de US$ 10,5 bilhões destina-se a pesquisa e desenvolvimento. Nem sempre a grande sacada nasce em laboratórios. Por exemplo: qual a diferença entre o Mach 3 e uma de suas versões, o Mach 3 Champion? Resposta: a cor. Os tradicionais são prateados. O Champion, vermelho ferrari. “Sempre priorizamos mensagens tecnológicas, mostrando aação de nossos barbeadores sobre a pele”, diz Toledo. “Nesse caso, fomos para o lado emocional, com mensagem de bem-estar e sucesso, utilizando a imagem de Emerson Fittipaldi.” As vendas cresceram 30%. Seria uma edição limitada. Virou item permanente do portifólio.
A Gillette respeitou um princípio básico no universo da inovação empresarial. “Qualquer ação inovadora deve atender, ao mesmo tempo,a necessidade do cliente e garantir retorno ao acionista”. (Fonte: Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas). acesso em 2 de agosto de 2011.)

O desafio gerencial no Desenvolvimento de Novos Produtos que está relacionado com otexto acima da Gillette é:
Resposta Selecionada:
Incorretaa. Incorporar novas tecnologias aos produtos, tão logo elas estejam disponíveis.
Resposta Correta:
Corretaa. Maximizar a adequação à necessidade do cliente.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é “Maximizar a adequação à necessidade do cliente”, pois a Gillette aproveita produtos já lançados, diferenciando-os apenas na cor,lançando novas versões que tragam resultados financeiros a custos baixos.
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos
Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto

Princípio 1 – Peneira de ideias.
Princípio 2 – Evite a monocromia.
Princípio 3 - Olhe para fora da janela.

A Oxiteno é uma empresa química do Grupo Ultraque fabrica mais de 400 produtos diferentes, com formulações únicas, que estão contidos em xampus, cremes dentais ou defensivos agrícolas. Em 2004, o presidente da empresa resolveu montar uma espécie de time dos sonhos da indústria química e reuniu seis dos maiores especialistas do mundo para criar um conselho tecnológico e científico para a Oxiteno. Buscaram os especialistas de uma mesma área daquímica, a dos tensoativos, para que eles pudessem discutir entre si.

O grupo é formado por químicos com idade de 50 a 60 anos, oriundos da academia da Suécia, ou da indústria, como o italiano Guido Bognolo, ex-Procter&Gamble e ex-ICI. Eles vêm ao Brasil uma vez por ano e, durante três dias, avaliam o portfólio da Oxiteno, propõem temas de pesquisa e dão palestras aos 120 pesquisadores daempresa. Eles ainda servem como uma ponte para tudo que está acontecendo no mundo e abrem as portas para a empresa fazer acordos com centros de pesquisa internacionais. Integrar esses papas da química ao processo de inovação da empresa sai mais barato do que se poderia supor. Os valores correspondem a cerca de um décimo do que um guru internacional de administração cobraria por uma palestra de umahora. Eles não vêm pelo dinheiro, vêm pela curiosidade e ficam empolgados em ver como o pessoal da Oxiteno está preparado para sugar a carótida deles. (Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)

O(s)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade 4 Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • desenvolvimento de novos produtos e marcas
  • Desenvolvimento de Novos produtos e Marcas
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • A Marca no desenvolvimento de novos produtos: um estudo da Marca
  • Atividade 2 Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas
  • Prova N2 1
  • DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E MARCAS ATIV 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!