Desenvolvimento de jogos

Páginas: 13 (3160 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
UMA VISÃO GERAL DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL

PONTA GROSSA - FEVEREIRO – 2013 1


1.

INTRODUÇÃO

Um jogo digital é um software especial, pois contém elementos muito variados: módulos de Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Redes de Computadores, entre outros. Além disso, enquantoa maioria dos softwares precisam apenas seguir uma série de requisitos e atender bem os propósitos para os quais foram elaborados, uma característica imprescindível para um jogo é que ele deve ser divertido e agradável de se utilizar, uma vez que seu principal objetivo é proporcionar entretenimento para as pessoas. Portanto, este trabalho discute de forma geral o processo de criação de um jogodigital. Inicialmente será disposta a história e evolução dos games, em seguida serão apresentadas as principais etapas na elaboração de um jogo digital, destacando diversas ferramentas disponíveis no mercado, tais como as linguagens mais utilizadas.

2.

HISTÓRIA DOS JOGOS COMPUTADORIZADOS - ARQUEOLOGIA

O professor William Higinbothan que, imaginando novas formas de demonstrações científicas,inventou um processo de entretenimento com um computador e um osciloscópio. A primeira experiência científica com o uso de imagens eletrônicas operadas por jogadores. Steve Russel, então estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), juntamente com amigos, desenvolveu SpaceWar, o primeiro jogo eletrônico propriamente dito. O jogo funcionava como demonstração das capacidades gráficasdo processador de imagens de alta resolução. Em 1972, Nolan Bushnell, visionário de um mercado para jogos eletrônicos, popularizou as experiências lúdicas com Computer Space e outros jogos públicos operados nas rotas dos pinballs. Fundou com um amigo a Atari, a maior e mais influente empresa de entretenimento eletrônico da época. No mesmo ano Ralf Baer, engenheiro, desenvolveu Odyssey, o primeiroconsole de videogame da história, inicialmente solicitado por militares interessados em treinar soldados em lógica e reflexos rápidos e depois readequado para o uso doméstico.

3

3.

ARCADES

Os arcades são máquinas de jogos de uso público, operados por fichas ou moedas em casas especializadas ou não. Fizeram grande sucesso na década de 70 e 80. O primeiro sucesso dos arcades foilançado pela Atari, popularizando o conceito de entretenimento eletrônico de forma simplista e solidificou o fenômeno Atari. Outros desenvolvedores importantes para o marco dos games foram a Nintendo, Acclaim e SEGA. Dessa época em diante as empresas de jogos se concentraram cada vez mais em inovar os arcades, desenvolvendo assim jogos pioneiros que foram essenciais para alcançar o nível de perfeição etambém o mercado global que os games se situam atualmente.

4.

CONSOLES

Os consoles ou videogames são jogos eletrônicos desenvolvidos para uso doméstico, basicamente funcionam acoplados a aparelhos de televisão. Popularizou-se muito na década de 90 até os dias atuais.

4.1.

Geração 8bits Em 1985 é lançado o Nintendo NES, que foi o grande atrativo da renovação,

pois além de muitocolorido, rapidamente já contava com um acervo de dezenas de jogos. No ano seguinte a SEGA lança o Master System. Sucesso apenas na Europa, o Master System possuía jogos melhores mas em número extremamente reduzido, além de pistola e óculos tridimensionais.

4.2.

Geração 16bits Em 1988, a SEGA lança o Genesis (Mega Drive) tentando sobrepujar a

concorrente. A SEGA investe em uma novaarquitetura para o nível da apresentação dos consoles, diminuindo o gap em relação aos arcades. Novamente o mercado dos jogos respira nos EUA com a ajuda do mascote Sonic. Dois anos depois, a Nintendo lança o SNES. A Nintendo apostou em novidades e na revalorização das personalidades da casa. Mario garante uma franquia milionária para a empresa que se solidifica para outras novidades. 4

4.3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de jogos
  • Desenvolvimento de jogos
  • Desenvolvimento de jogos
  • Desenvolvimento de Jogos
  • a importância do jogos no desenvolvimento infantil
  • Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança
  • desenvolvimentos de jogos xna
  • JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!