Desenvolvimento de fornecedores

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013

GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES
- características dos fornecedores de sucesso para grandes empresas

Luciano Raizer Moura 1


GRANDES EMPRESAS E A RELAÇÃO COM FORNECEDORES

Para competir com eficácia em um mercado global empresas de grande porte devem dispor de uma rede de fornecedores competentes (WATTS e HAHN, 1993). Muitas têm implementado programas de desenvolvimento equalificação que visam preparar os fornecedores para alcançarem um nível mínimo de organização e assegurar a qualidade de bens e serviços. Muitos fornecedores que participam dessas ações de desenvolvimento absorvem grande competência e apresentam um crescimento significativo, enquanto que outros não têm o mesmo êxito. Uma questão básica a ser respondida é: Quais são as características principais dealguns fornecedores, inseridos em cadeia de suprimentos de grandes empresas, desenvolvidos e qualificados sob as mesmas condições, a obterem um expressivo sucesso empresarial?
O artigo, baseado na tese de doutorado do autor, apresenta os resultados de uma extensa pesquisa realizada com fornecedores desenvolvidos e qualificados sob as mesmas condições, em que foram levantados dados de resultadosfinanceiros e pesquisadas as características do modo de gestão conforme os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Foram envolvidos fornecedores participantes do Prodfor - Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores que reapresenta uma ação integrada de doze grandes empresas para desenvolver e qualificar fornecedores de vários segmentos empresariais, promovendo aorganização da cadeia produtiva, o fortalecimento competitivo tanto de fornecedores quanto das empresas compradoras e ainda o desenvolvimento regional.
A linha de raciocínio que liga a adoção da estratégia de desintegração vertical por grandes empresas e a organização da cadeia de fornecimento, é: para serem competitivas, grandes empresas adotam estratégia de desintegração, concentrando no seunegócio principal. Passam a envolver um número cada vez maior de fornecedores, organizados em uma cadeia. Precisam, para isso, promover o desenvolvimento de seus fornecedores, que passam a ter mais competência em suas atividades e assim é estabelecida uma relação de confiança.

A CADEIA DE FORNECIMENTO DE GRANDES EMPRESAS
A expressão mais utilizada na literatura para representar a relaçãointer-empresas tem sido Cadeia de Suprimentos (Supply Chain). Segundo Chopra e Meindl (2003), uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido ao cliente. A Cadeia de Suprimentos não inclui apenas fabricante e fornecedores, mas também transportadores, depósitos, varejistas e os próprios clientes.
A identificação da cadeia de suprimentosem si e o posicionamento na mesma não são suficientes para que haja benefícios para uma determinada empresa, em que a estratégica de desintegração vertical será bem sucedida. É preciso seja feita a gestão da cadeia. Um termo comum usado para isso é Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS), tradução do termo Supply Chain Management, que é definida como: “A integração dos principais processos denegócios que produzem produtos, serviços e informações através de uma cadeia de suprimento que agrega valor para clientes e as demais partes interessadas e envolvidas” (LAMBERT e COOPER, 2000).

GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES
Lambert (2008) destaca que a implementação bem sucedida de uma GCS depende diretamente do desenvolvimento de relações estreitas com os principais clientes efornecedores. Ressalta que a gestão da cadeia de suprimentos é a gestão de relacionamentos e que a ferramenta usada para estruturar as relações entre empresas e seus fornecedores é a parceria. Segundo o autor, “A parceria é uma relação comercial personalizada (tailored business relationship) com base na confiança mútua, no relacionamento aberto, riscos e recompensas compartilhadas que resulta em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento fornecedores
  • Desenvolvimento de fornecedores
  • Desenvolvimento Fornecedores
  • Desenvolvimento de fornecedores
  • Desenvolvimento Fornecedores
  • Desenvolvimento de fornecedores
  • Desenvolvimento e seleção de Fornecedores
  • Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!