Desenvolvimento de dieta nutricional para policultivo experimental de Tilapia (Oreochromis niloticus) e Camarão Branco (Litopenaeus vannamei) em sistema de Biofloco.

2004 palavras 9 páginas
Universidade de são Paulo - Instituto Oceanográfico
Projeto de Aquicultura
Desenvolvimento de dieta nutricional para policultivo experimental de Tilapia (Oreochromis niloticus) e Camarão Branco (Litopenaeus vannamei) em sistema de Biofloco.

Ianco Morais Mariano Rodrigues
02/12/2011

1. Introdução

O presente projeto consiste em um sistema de policultivo super intensivo com duas espécies aquáticas, ambas com boas perspectivas no mercado (no que se refere a valor e crescimento da demanda), utilizando tecnologia de criação em flocos microbianos (ou biofloco). Junto ao cultivo mencionado será elaborado um estudo de dieta nutricional, que deve ser realizado junto ao projeto de criação, para o desenvolvimento de uma ração que maximize o crescimento das duas espécies simultaneamente.
As espécies em questão, Camarão Branco e Tilápia (L. vannnamei e O. niloticus, respectivamente) se mostram bem adaptadas às características do sistema de cultivo de biofloco, além de possuírem boa aceitação no mercado brasileiro e internacional. Sendo assim, a utilização desse sistema de cultivo, se bem empregada e monitorada, pode gerar bons resultados em termos de desenvolvimento de tecnologias de criação e de dieta nutricional, além de ter perspectivas positivas de retorno financeiro.
1.1 Perspectivas de mercado para L. vannnamei e O. niloticus
Segundo o último relatório de mercado da organização Globe Fish, pertencente à FAO, publicado em agosto de 2011, há uma crescente demanda de Tilápia no mercado doméstico brasileiro, além dos preços estarem em alta. Agumas companhias multinacionais, como a Pescanova e a Nippon Suisan Kaisha (Nissui) estão expandindo e direcionando sua produção para o mercado doméstico do Brasil. Nos Estados Unidos, a Tilápia é o quinto produto marinho mais consumido e as importações desse produto mostraram um crescimento de 5,8% em 2011, atingindo a marca de 51 329 toneladas.
Para o Camarão L. vannamei, há uma diminuição do

Relacionados