Desenvolvimento de comunidade na década de 1990

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Nos anos 90, se verificam no âmbito do Serviço Social os efeitos do neoliberalismo, da flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, da minimização do Estado e da retração dos direitos sociais.
O capitalismo reduz a capacidade de mobilização em torno de projetos coletivos, o que gera novos desafios para a luta pela consolidação dos direitos da população usuáriados serviços oferecidos.
O Serviço Social amplia os campos de atuação, passando a atuar no chamado terceiro setor, nos Conselhos de Direitos, na educação social/comunitária, ocupando funções de assessoria entre outros. Discutindo a sua instrumentalidade na trajetória profissional, ressignifica o uso do instrumental técnico-operativo e cria novos instrumentos, como mediação para o alcance dasfinalidades, na direção da competência ética, política e teórica, vinculada à defesa de valores sócio-cêntricos emancipatórios, como o desenvolvimento de comunidade. Reconhece no processo educativo a formação de sujeitos que exercem resistência nas relações dominantes a fim de superá-las.













Desenvolvimento de comunidade na Década de 1990

Conceito de comunidade implicaque se tenha um conjunto de pessoas que estão compartilhando um tempo histórico e um espaço geográfico. A principal meditação dentro da comunidade é a linguagem, além disso, deve ser considerado os processos de sustentabilidade econômica. Como ela existe na sua relação com a natureza e como ela se mantém por meio das relações de trabalho (como ação intencional e meio de sobrevivência); processos decontinuidade cultural e identidade desta comunidade.
“A comunidade, então, é um resultado histórico de processos econômico-sociais compartilhados com pessoas e grupos convivendo.” (p. 43, 2007).
Há dois processos: o de consenso que constitui a identidade e o de conflito;
Muitas vezes o que constitui uma identidade comunitária, não é ser lugar de paz, de entendimento e de consenso entre todosunidos com um só objetivo e sim o permanente conflito, é importante imaginar essas contradições antes de formular um projeto de intervenção, por exemplo, a comunidade é constituída de famílias e há
uma falência da família urbana;
E, ainda a questão da entrada dos processos capitalistas, corte de gastos, demissões, ou seja, relação empregado-empregador, não há como isolar uma comunidade dessesprocessos, ela não é refúgio apesar de ter potencial comunitário, e, para ter potencial transformador só com a política, ao contrário, só se constituem numa relação conservadora de tradição.
O DC pode ser definido como processo educativo para a organização social da população comunitária para enfrentamento dos seus interesses e conseqüente ampliação de cidadania. Podemos ver sob o ângulo dapolítica social que gera, por um lado, exigências de modernização dos hábitos e costumes em virtude da ampliação dos bens industrializados, por outro lado, exigências de preparação e aperfeiçoamento da mão-de-obra, para uma futura colocação da população no mercado de trabalho.
Em nível de movimentos sociais, o traço comum da participação é o exercício da tomada de decisões e da gestão de ações definidase implementadas pela população comunitária; a participação pode ser estimulada com reflexões e ações relacionadas aos interesses e preocupações da população, suas condições reais e potenciais; Alguns tipos de participação iludem o povo de que está participando, e o torna submisso e objeto de decisões que não condizem com suas necessidades. Para isso se faz necessário que o grupo social/comunidadeesteja organizado, pois, a organização é um instrumento de fundamental importância para a preparação da população no enfrentamento da questão social e na busca de seus direitos.

Organização de comunidade

Surge com o urbanismo e os novos modos de organização da produção, com a grande concentração da população nas cidades, há uma crescente desorganização da ordem estabelecida até então,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de comunidade na década de 90
  • Privatização no Brasil, década de 1990.
  • Empreendedorismo nas décadas de 1980 e 1990.
  • A globalização e a indústria fonográfica na década de 1990
  • Desenvolvimento de comunidade
  • As crises internacionais a partir da década de 1990
  • Desenvolvimento de Comunidade
  • desenvolvimento de comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!