Desenvolvimento da Locomoção

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Desenvolvimento da Locomoção
As pessoas interessadas em desenvolvimento motor frequentemente enfatizam a aquisição inicial de habilidades locomotoras. Em nosso trabalho iremos apresentar, todavia, que a locomoção é uma atividade de movimento para a vida toda. As mudanças ocorrem no caminhar, correr, galopar e outras habilidades motoras conforme as restrições do indivíduo, do ambiente e datarefa mudam.
Locomoção é o ato de se mover, ou a capacidade de se mover, de um lugar para outro. Mover-se indo de cá para lá: a locomoção é algo que fazemos a cada dia sem pensar muito a respeito.
O estudo da locomoção se encontra em muitos campos, da medicina á psicologia, e inclui muitos movimentos, de contorcer-se a nadar. Ao longo da vida, os indivíduos usam vários métodos de locomoção. É claroque o tipo de locomoção usado depende das restrições em jogo. Durante a infância, a altura, o peso e o comprimento mudam de forma considerável e podem agir como controladores de taxa.

Primeiros esforços voluntários de locomoção: rastejando e engatinhando
O que é necessário para uma criança mover-se de um local para outro pela primeira vez? Certos marcos motores devem ser alcançados, tais comoerguer a cabeça quando estiver deitada de bruços. A criança deve também ter força suficiente para suportar e mover a si própria, e deve tornar independentes seus membros, os quais devem se mover a princípio de modo simultâneo. Além dessas restrições individuais, o ambiente deve permitir que a criança se locomova. A criança deve avaliar ambiente e ver o quão bem ele se encaixa às suas restriçõesindividuais. Adolph e colaboradores (1998) sugerem que o ambiente deve permitir muitas coisas à criança:
A superfície deve oferecer um caminho contínuo para apoiar o corpo, deve ser larga o bastante para permitir a passagem conforme o corpo se move para a frente, robusta o bastante para suportar o peso do corpo, bem como firme e plana o bastante e com fricção suficiente para manter o equilíbrioconforme o peso é transferido de um membro para outro.
Certos sistemas agem como limitadores (ou controladores) de taxa que restringem a iniciação de uma criança na locomoção. Uma vez alcançados os níveis essenciais desses sistemas, uma criança pode começar a se movimentar. Em geral, os primeiros tipos de locomoção que as crianças exibem são engatinhar (mover-se sobre mãos e joelhos) e o rastejar(mover-se sobre as mãos e o abdome – rastejo de combate). A seguinte progressão das habilidades leva ao engatinhar e ao rastejar:
1. Rastejar com o peito e o estômago no chão;
2. Engatinhar baixo com o estômago acima do chão, mas com as pernas trabalhando juntas (simetricamente);
3. Balançar para frente e para trás na posição de engatinhar alto;
4. Engatinhar com as pernas e os braçostrabalhando alternadamente.

O Caminhar ao longo da Vida

Em geral, um ser humano em desenvolvimento pode esperar uma longa carreira como caminhante. É fácil supor que, uma vez que as pessoas podem caminhar, elas não mudarão muito sua técnica de caminhar durante suas vidas. Como outros comportamentos motores, entretanto, as pessoas mudam continuamente a maneira de caminhar conforme as restrições mudam.Os primeiros passos: características do caminhar inicial

Os primeiros passos sozinhos de uma criança tende a ser um independente do outro. A criança dá pequenos passos com pequena extensão de perna e de quadril. Ela pisa com o pé chapado e aponta para fora os seus dedos dos pés, ela coloca seus pés bem afastados um do outro quando em pé para melhorar o equilíbrio lateral e não utilizanenhuma rotação de tronco. A criança mantém seus braços levantados em guarda alta. Isso tudo proporciona um equilíbrio melhor para o iniciante.
Conforme a criança continua a se desenvolver, seus braços caem ao nível da cintura (guarda média) e depois para uma posição estendida nas laterais (guarda baixa), mas ainda não balançam. O balanço dos braços, quando as crianças começam usá-lo, muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Locomoção
  • locomoçao
  • Locomoção
  • locomoção e estruturas
  • Locomoção dos animais
  • Sistemas na locomoção
  • Movimentos de Locomoção
  • Equilibrio postura e locomoção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!