Desenvolvimento da linguagem na criança

Páginas: 48 (11760 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
PRÓ – REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
COORDENADORIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

ALCINÉLIA KÁTIA DE MELO CARVALHO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA

JOÃO PESSOA
2009
ALCINÉLIA KÁTIA DE MELO CARVALHO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEMNA CRIANÇA

Monografia apresentada no curso de Especialização em Psicopedagogia, promovido pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como exigência final para a conclusão do curso.

ORIENTADORA: Profª Geovani Soares de Assis

JOÃO PESSOA
2009
ALCINÉLIA KÁTIA DE MELO CARVALHO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NACRIANÇA

Monografia apresentada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como exigência legal para a obtenção do título de Especialista na área de Psicopedagogia.

Aprovada em:_____/_____/_______
Nota:_________________________________________________________
Profª Geovani Soares de Assis (Orientadora)
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Dedico este trabalho a meus pais, Albernita de Melo Carvalho e a João de Oliveira Carvalho e a minha avó Anita Mendonça de Melo.
AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus que é oprincipal responsável pela minha existência e ter sido o meu companheiro nos momentos mais difíceis, que encontrei nessa jornada, me dando, paz e força espiritual.

A meus pais, João de Oliveira Carvalho e Albernita de Melo Carvalho, pala educação que me deram, pelo carinho, compreensão e estimulo ao meu progresso, além do amor que sempre demonstraram por mim.

Aos meus irmãos, Jéferson Aléssio eAldenizia Kássia que estiveram sempre ao meu lado e principalmente nesta etapa da minha vida com dedicação, companheirismo e amizade.

A meu esposo, Glauber, com muito amor, que sempre esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis da minha vida, planejando a minha jornada com tranquilidade, perseverança e otimismo, minha sincera gratidão. Agradeço também pelo companheirismo, pela compreensão epela ausência nas noites de estudo. Sem ele essa jornada não teria acontecido. Agradeço principalmente, a meu filho, Kaio Bruno, que com sua vinda incentivou-me mais ainda a elaboração deste trabalho, além de ter nos dado a maior alegria.

A minha avó, Anita Mendonça de Melo, pois, se não fosse ela, para contribuir com minha formação acadêmica, hoje eu não estaria aqui relatando este trabalho.

ADrª Profª Maria Salete Figueiredo de Carvalho por toda compreensão e paciência por comigo diante das dúvidas que surgiram no decorrer da correção deste trabalho.

Ao Prof. Francisco das Chagas Lopes pela correção ortográfica.

A Drª Profª Ana Flávia Fonseca Pereira pela tradução.

O Psicopedagogo é um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, açãoe conduta enquanto profissional busca alternativas para os dilemas, tensões, limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades. E tudo é processo, movimento. Precisamos acreditar cada vez mais, na importância da espera, humildade, do conduzir-se com harmonia e perseverança em tudo o que se refere às mudanças de paradigmas.
RESUMO

Esta monografia visa fundamentar teoricamente osignificado da palavra linguagem. Assim como analisar morfologicamente a linguagem como objeto formal e funcional. Além disso, ela faz um breve comentário sobre suas funções, propriedades, aspectos, unidades e processos. Este trabalho buscou investigar o desenvolvimento da linguagem na criança incluído suas etapas, níveis e características. A partir de estudos feitos, verificamos que crianças que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • . Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança
  • Desenvolvimento da linguagem de crianças institucionalizadas
  • desenvolvimento de Linguagens de crianças de 6 a 12
  • COMO A BRINCADEIRA PODE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SOCIOAFETIVO DA CRIANÇA
  • linguagem das crianças
  • A musicalização como meio de desenvolvimento da linguagem e socialização em crianças de 1 a 2 anos de idade.
  • Criança e desenvolvimento
  • Criança e Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!