Desenvolvimento da gametogenese dos mamifetos

257 palavras 2 páginas
4. A - Do folículo primário até ao folículo maduro (Graaf) existe um aumento de tamanho do folículo em si, enquanto que o oócito diminui o espaço que ocupa. Durante a evolução do folículo é possível observar várias alterações do tipo de camadas celulares, onde ocorre uma especificação, mais concretamente a formação de uma zona pelúcida (folículo primário), o início do aparecimento das cavidades foliculares (folículo secundário e terciário) e a união de todas as cavidades numa só (folículo maduro ou Graaf). Durante esta evolução ocorre também o aumento da camada granulosa. B - A afirmação é verdadeira, pois um individuo no estado adulto possui 2n cromossomas, ou seja, terá de existir uma meiose pré-gamética de modo a que os seus gâmetas sejam n. Portanto, quando ocorre a ovulação o gâmeta feminino que é libertado é haplonte. Posteriormente, quando for fecundado pelo espermatozoide formar-se-á, por fim, a estrutura diplonte.

C - As células foliculares não libertadas na ovulação originarão o corpo amarelo. No caso de não haver fecundação este degenera e desaparece, contudo se houver fecundação ele mantém-se e auxiliará a sobrevivência do ovo.

D - As células de Sertoli possuem duas funções importantes: são responsáveis pela fagocitose do citoplasma e são intermediárias entre a testosterona e as células da linha germinativa.

E - A última fase da espermatogénese (fase de diferenciação) é a mais importante, pois é nela que ocorre a transformação dos espermatídios em espermatozoides (células altamente especializadas) e adquirem as características mais específicas da sua constituição, como por exemplo a cauda para a sua mobilidade.

Relacionados