Desenvolvimento da criança

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Teoria Psicossocial do Desenvolvimento em Erik Erikson
A teoria psicossocial de Erikson Erikson reside no amplo quadro das teorias psicodinâmicas da personalidade. O presente trabalho tem a finalidade de revisar a teoria contemporânea postulada por Erikson, fazer uma breve abordagem biográfica, realizar um estudo sobre os estágios psicossociais do desenvolvimento humano, que é baseado napremissa de que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até a morte.
Erick Erikson postulou uma teoria acerca do desenvolvimento humano em oito estágios psicossociais. Os primeiros quatros estágios são decorrentes do período de bebê ao decorrer da infância, e os últimos estágios são referentes à idade adulta e a velhice. No entanto, Erikson enfatiza a importância da adolescência, visto que atransição entre o período de adolescência e idade adulta é um fator de grande relevância para a formação da personalidade do sujeito. Esses estágios se concentram na orientação de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros; são incorporados aspectos de ordem social e sexual do desenvolvimento da pessoa e de seus conflitos pessoais.
As teorias da personalidade são tentativas de formular ourepresentar aspectos significativos do comportamento dos indivíduos e que a produtividade dessas tentativas deve ser julgada principalmente em termos de quão efetivamente elas servem como um estímulo para a pesquisa
Confiança x Desconfiança
No primeiro estágio a criança deve adquirir a habilidade básica de confiança no ambiente a partir da interação com as pessoas significativas que cuidam dela.Assim, se estabelece a primeira relação social do bebê. Desse modo, quando a criança não tem suas necessidades básicas atendidas, poderá desenvolver um comportamento de insegurança, desconfiança e ansiedade, o que indica a formação de alguns traços de personalidade.
Autonomia x Vergonha e Dúvida
Durante o próximo estágio a criança vai aprender habilidades de linguagens, aprender a manipularobjetos, ou seja, surge um senso confortável de autonomia. Algumas críticas em excesso direcionadas à criança nessa época podem gerar sentimentos de dúvidas ou vergonha a respeito de si mesmo. Em uma explanação mais completa sobre a vergonha, Erikson ressalta que trata-se, na verdade, de raiva dirigida a si mesmo, já que pretendia fazer algo sem estar exposto aos outros, o que não aconteceu. Avergonha precederia a culpa, sendo esta última derivada da vergonha avaliada pelo superego.
Iniciativa x Culpa
O terceiro estágio é responsável pelo desenvolvimento do estágio psicossexual genital-locomotor ou a capacidade da iniciativa. Nesse momento, a criança está mais avançada tanto física quanto mentalmente, consegue planejar suas tarefas e pode associar a autonomia e à confiança, a iniciativa,pela expansão intelectual. A relação entre confiança e autonomia, possibilita à criança um sentimento de determinação para a iniciativa. Com a alfabetização e a ampliação de seu círculo de contatos, a criança adquire o crescimento intelectual necessário para apurar sua capacidade de planejamento e realização.
Diligência x Inferioridade
Nesse estágio, a criança tem a necessidade de controlar asua fértil imaginação e direcionar sua atenção ao processo da educação formal. Nesse momento, a criança aprende as recompensas da diligência e da perseverança. O interesse pelos seus brinquedos abrem espaço as novas atividades mais produtivas com outros instrumentos. Nessa fase o ego está sensível, dessa forma, se existir um nível de exigência muito alto ou se existirem algumas falhas, a criançapoderá desenvolver um nível de inferioridade considerável.
Identidade x Confusão de Identidade
A quinta fase foi reconhecida como a que mais Erikson realizou produções científicas, tendo dedicado um livro completo a questão da crise de identidade. Esse estágio é vivido pelo adolescente como uma busca pela sua identidade, que foi construída pelo seu ego nas fases anteriores.
Esse sentimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança e Desenvolvimento
  • Desenvolvimento da criança
  • desenvolvimento da criança
  • Criancas e seu desenvolvimento
  • desenvolvimento da criança
  • Desenvolvimento da Criança
  • Desenvolvimento da criança
  • a criança e seu desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!