Desenvolvimento da cidade de São Paulo

Páginas: 11 (2712 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
São Paulo





















Introdução




O presente trabalho é sobre a cidade de São Paulo.
São Paulo é o principal centro financeiro, coorporativo e mercantil da América do sul, é também cidade mais populosa do Brasil. Através de pesquisas referindo objetivamente aos tópicos: A Origem da Cidade, Planejamento Urbano, Meios de Transportemais Utilizado em São Paulo e Evolução Econômica, iremos observar como essa cidade se tornou a maior do país e uma das mais importantes do mundo.












































Origem da cidade


No dia 22 de janeiro do ano de 1532, teve início a colonização oficial da localidade que, hoje, conhecemos como São Paulo, com a fundação da maisantiga vila do Brasil: Vila de São Vicente. Era uma cidade de difícil acesso, pois arriscava-se a vida para escalar a Serra do Mar, quase uma muralha. Os primeiros jesuítas fixaram-se num platô onde já viviam os caciques Tibiriçá e sua gente, onde é hoje o convento de São Bento. Terra fértil, de grande campo e muitos pinheiros, os inimigos não podiam chegar sem serem vistos. Em 1554, os jesuítasdentre os quais estavam o padre José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, então decidem construir um colégio, onde, além de alfabetizar, também catequizariam índios, no alto de uma colina na região de Piratininga. A cidade de São Paulo cresceu ao redor do colégio. Em 1560, tendo se formado um bairro no entorno do colégio dos jesuítas, sendo ameaçado por ataques frequentes dos índios Carijó e Tamoio, oterceiro Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, sob solicitação dos padres jesuítas, ordenou a transferência da vila de Santo André para as imediações do colégio, o que deu origem à cidade de São Paulo.






























Planejamento urbano

São Paulo possui um histórico de ações, projetos e planos ligados ao urbanismo e ao planejamento urbano quepodem ser traçados até as administrações de Antônio da Silva Prado, Barão de Duprat, Washington Luís e completado por Francisco Prestes Maia. Porém, de uma forma geral, a cidade constituiu-se ao longo do século XX, saltando de vila à metrópole, por meio de uma série de processos informais ou irregulares de expansão urbana. Desta forma, São Paulo difere consideravelmente de cidades brasileiras comoBelo Horizonte e Goiânia, cuja expansão inicial seguiu determinações de um plano e de um projeto urbano original, ou de uma cidade como Brasília, cujo plano piloto fora inteiramente desenhado previamente à construção da cidade.
Por outro lado, a sucessão de loteamentos periféricos e dos processos de requalificação e reconstrução de tecidos já consagrados, comuns na cidade ao longo de sua evolução,foi eventualmente acompanhada de planos urbanísticos que tentavam ordenar segundo diretrizes de planejamento a lógica informal própria da constituição da cidade. Se as primeiras intervenções de Prado e Teodoro possuíam caráter pontual, tais planos procuraram, ora setorialmente integrados e ora isolados, a definição de padrões a serem seguidos na produção de novos espaços urbanos e na regulaçãodos anteriores.
A eficácia histórica de tais planos em cumprir aquilo a que, aparentemente, se propunham, porém, tem sido apontada por alguns planejadores e historiadores diversos como questionável. Por outro lado, outros destes mesmos estudiosos alegam que tais planos foram produzidos visando o benefício exclusivo das camadas mais abastadas da população, enquanto as camadas populares ficariamrelegadas aos processos informais tradicionais. Em São Paulo, até meados da década de 1950, os planos apresentados para a cidade ainda possuíam um caráter haussmanniano, ou seja, eram baseados na ideia de "demolir e reconstruir". Podem-se citar planos como os apresentados pelo então prefeito Prestes Maia para o sistema viário paulistano (conhecido como Plano de Avenidas) ou o de Saturnino de Brito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Transporte na Cidade de São Paulo
  • Cidade de São Paulo
  • Fichamento "A Cidade de São Paulo"
  • São paulo
  • São Paulo, a cidade global
  • Como surgiu a cidade de São Paulo
  • Vegetação da cidade de são paulo
  • Cidade de Sao Paulo e a Pichacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!