Desenvolvimento curricular educação artística

Páginas: 30 (7345 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2013
MEAV
2012/2013
Desenvolvimento Curricular
Educação Artística

Nuno Ferreira

Valorizando o currículo e os processos de ensino-aprendizagem atualmente postos em prática na maioria das escolas, a educação desenvolve-se tendo em vista o cumprimento rigoroso de um programa no qual se inserem ou retiram informações, por serem consideradas relevantes e necessárias em termos deconhecimento e cultura na formação dos estudantes.
O currículo é um guia da construção do saber escolar, baseado em experiências prévias de ensino, mas se o processo de ensino-aprendizagem tem como base fundamental as pessoas e as suas características tão individuais e diversas, passa a fazer menos sentido o seguimento rígido desse guia para atingir objetivos escolares.
Um programa escolar éestabelecido como uma receita prescrita e acreditamos na ideia de que o aluno vai progredindo de acordo com a formatação desse programa, insistindo em estruturar, limitar, condicionar e classificar de acordo com o currículo que está definido e transforma o tempo escolar em algo pouco realista, é um tempo que nos faz acreditar numa planificação fixa, modular, estática e imutável.
Neste modelo deensino a escolarização é linear, dividido em passos ou etapas anuais e consecutivas que o aluno precorre ano após ano, sem lhe ser permitido saltar entre etapas, nem chegar a um determinado passo sem, obrigatoriamente, ter passado pelo passo anterior.
“A escolaridade moderna, por meio do limitado conteúdo dos currículos autorizados, das hierárquicas formas de disciplina e de direção, e dacomprovação e da classificação do capital humano, busca precisamente a abundância económica e tecnológica, e o avanço, o controle, a segurança e o sucesso pessoal. Se existe um propósito maior e mais sublime para nossas vidas do que a exploração e o desfrute do mundo, ele não é evidente nos programas e nas práticas educativas dominantes” (Yus R. , 2000, p.118).
Esta opção de articulação e escolha dainformação a ser integrada no currículo é uma decisão estatal e muitas vezes política, que obriga os docentes ao cumprimento da mesma, e a forma como os estes introduzem e apresentam essa informação aos alunos não se apresenta como sendo motivadora, estruturada em manuais escolares, pronta a ser divulgada página a página e a ser decorada, da mesma forma que poderia ser anotada num caderno, ouarmazenada num disco rígido de um computador.
“Todos sabem que se pode aprender sempre e em todo o lugar e que esta atividade curiosa não se deixa limitar aos locais que lhe são atribuidos. Os professores bem sabem que ela tem ainda mais tendência a fugir da sala de aula... é certo que os ‘bons alunos’ ainda manifestam por ela um respeito merecido, mas, certamente, nem por isso deixam de pensar que o‘essencial está em outro lugar’... nas revistas especializadas, em sua televisão... junto a um vizinho, o qual, provavelmente terá menos diplomas que o seu professor, mas que tem tempo para ouvi-los e responde precisamente a suas perguntas. Os outros, ‘os menos bons’, já haviam anunciado, há algum tempo, aos seus professores, às vezes ruidosamente, às vezes com discrição daqueles que não se sentem emseu lugar e que se eclipsam esforçando-se para não incomodar, que as lições e os exercícios escolares não lhes interessavam mais e que preferiam ‘ver em outro lugar’, no cinema, no campo, ou no porão de um amigo que desmonta a sua motocicleta” (Meirieu, 1998).

O papel da escola no mundo contemporâneo.
De acordo com as ideias que apresenta o autor Seth Godin, éessencial refletirmos sobre o papel da escola e qual a função do ensino.
Segundo este autor, a Era Industrial formalizou o conceito de produtividade e por essa razão uma questão primordial era conseguir trabalhadores qualificados para as fábricas. A escola surge como o local ideal para o treino e preparação de pessoas, com o intuito de formar os trabalhadores que iriam desejar integrar a linha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância
  • trabalho de teoria de educaçao e desenvolvimento curricular
  • Desenvolvimento do referencial curricular de um centro de educação infantil
  • EDUCAÇÃO ARTISTICA
  • Educação Artística
  • O que é desenvolvimento curricular
  • Resumo educação artistica
  • TRABALHO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!