Desenvolvimento Cognitivo da Criança

Páginas: 31 (7527 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho irá tratar das habilidades cognitivas dos bebês e das crianças até três anos, partindo de três perspectivas clássicas: behaviorista, psicométrica e piagetiana, e depois de três perspectivas mais recentes: processamento de informações, neurociência cognitiva e sociocontextual.
Abordagem behaviorista– estuda os mecanismos básicos da aprendizagem. Ela quer sabercomo o comportamento muda em resposta à experiência.
Abordagem psicométrica - procura medir diferenças quantitativas em habilidades cognitivas, utilizando testes que indicam ou preveem essas habilidades.
Abordagem piageiana – volta-se para as mudanças, ou estágios, na qualidade do funcionamento cognitivo. Ela quer saber como a mente estrutura suas atividade e se adapta ao ambiente.
A abordagemdo processamento de informações : concentra-se no processo envolvido na percepção, aprendizagem, memória e resolução de problemas. Procura descobrir o que as pessoas fazem com a informação desde o momento que a encontram até usá-la.
A abordagem da neurociência cognitiva: examina o ”hardware” do sistema nervoso central. Tenta identificar quais as estruturas do cérebro envolvidas em aspectosespecíficos da cognição.
A abordagem sociocontextual: examina aspectos ambientais do processo de aprendizagem, particularmente o papel dos pais e de outros cuidadores.





Doddy Darwin, o Filho do Naturalista
Em 1839, quando o naturalista Charles Darwin tinha 30 anos de idade, nasceu seu primeiro filho, William Darwin, apelidado de Doddy. O pai orgulhoso começou a escrever um diário deobservações sobre o recém-nascido. Essas anotações foram publicadas em 1877, que chamaram a atenção de cientistas, pela primeira vez, para a natureza do desenvolvimento do comportamento dos bebês.
Darwin procurava responder perguntas como: Quais são as capacidades inatas do bebê? Como aprende o verbal, e depois por meio da linguagem? Perguntas fundamentais para o estudo do desenvolvimento cognitivo.
Avisão aguçada de Darwin esclarece como a coordenação da atividade física e mental ajuda o bebê a se adaptar ao mundo.
Darwin estava interessado especificamente em documentar o progresso do filho na comunicação. Ele acreditava que a aquisição de linguagem era um processo natural, semelhante às expressões físicas iniciais dos sentimentos. Pelo sorriso, choro. Risada, expressões faciais e sons de prazerou dor, Doddy conseguia comunicar-se muito bem com os pais, mesmo sem proferir uma palavra.
Charles Darwin fez estas observações há mais de 160 anos atrás, em uma época em que as habilidades cognitivas dos bebês eram em grande parte subestimadas. Hoje sabemos bebês normais e saudáveis nascem com a capacidade de aprender e de lembrar e com a capacidade linguagem. Eles utilizam sua crescentecapacidade sensorial e cognitiva para exercer controle sobre seu comportamento e seu mundo.
ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: ABORDAGENS CLÁSSICAS
Abordagem Behaviorista : O Mecanismo Básico da Aprendizagem
Bebês nascem com a capacidade de aprender com aquilo que veem, ouvem, cheiram, degustam e tocam, além de terem certa capacidade de lembrar o que aprenderam. Embora os teóricosda aprendizagem reconheçam a maturação como fator limitante, seu principal interesse são os mecanismos da aprendizagem. Os dois processos de aprendizagem estudados pelos behavioristas são: condicionamento clássico e condicionamento operante.
No condicionamento clássico a pessoa aprende a emitir uma resposta reflexa, ou involuntária, diante de um estimulo. Este condicionamento permite aos bebêsantecipar um evento antes que aconteça, formando associações entre estímulos, que normalmente ocorrem junto. Exemplo: o pai de um bebê sempre o fotografava sorrindo, engatinhando, e fazendo outras proezas. Toda vez que disparava o flash o bebê piscava. Certo dia quando o menino tinha onze anos, ele viu seu pai segurando a câmera, na altura dos olhos, e ele piscou antes do flash. Ele havia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar
  • A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
  • Criança dos 6 aos 12 anos
  • Análise da aplicação de recursos multimídia no desenvolvimento cognitivo de crianças
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
  • Artigo
  • Desenvolvimento cognitivo da criança segundo piaget, vygotsky e wallon
  • desenvolvimento cognitivo de criancas de 2 a 6 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!