Desenvolvimento agrario

Páginas: 11 (2682 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Índice

Introdução 2
Titulo 3
Objectivos 3
Objectivo geral 3
Objectivos específicos 3
Metodologia 3
Desenvolvimento agrario 4
Tipos de agricultura 4
A agricultura tradicional 4
Agricultura moderna 6
Importância da agricultura 8
Estratégias de Desenvolvimento da Agricultura e da Industria Alimentar em Moçambique 9
Fundo de desenvolvimento agrário. 11
Conclusão 13
Bibliografia 14Introdução
Ao longo deste trabalho vou falar sobre a importância, evolução, objectivos e o desenvolvimento da agricultura, existem dois tipos de agricultura, que sao: agricultura tradicional e agricultura moderna, falando do quanto esta é importante para a vida do Homem e para a evolução da humanidade, tendo em consideração que é necessário cuidar dela de forma correcta e vendo ainda como aagricultura é importante no mundo.

Titulo
Desenvolvimento agrario
Objectivos
O presente trabalho tem a finalidade de alcançar dois (2) objectivos, dos quais um (1) é o objectivo geral e um (1) são específicos.
Objectivo geral
O objectivo geral deste trabalho é:
1. Analisar o desenvolvimento agrario;
Objectivos específicos
1. Compreender o desenvolvimento agrario;
2. Identificar o desenvolvimento e aimportancia da agricultura;
Metodologia
Para realização desde trabalho de pesquisa cientifica recorreu-se ao método bibliográfico, por fim consultas a internet e analise das informações e sua sistematização.

Desenvolvimento agrario
Desenvolvimento
Desenvolvimento pode ser definido como sendo o crescimento económico acompanhado pela transformação da estrutura social onde são reduzidas asdiferenças entre os pobres e os ricos, com reformas caracterizadas por uma assistência social, estabelecimento de postos de saúde e uma maior actividade comercial nas zonas rurais.
Agrario
Agrario relativo ao campo e à agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas,ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor.
Tipos de agricultura
A agricultura tradicional
Em muitas regiões da terra existem práticas da agricultura assentes nas técnicas ancestrais completamente dependentes das condições naturais, é chamada por isso de agricultura de subsistência cujas características São:
* Elevada percentagem de populaçãoagrícola. Os activos destes países menos desenvolvidos ultrapassam os 70%;
* facto das tarefas agrícolas serem exclusivamente manuais ou através de animais, vê-se pela ausência de maquinação;
* A produção para a auto-suficiência, pois estes não exportam as suas plantações para os mercados ou se por vezes exportarem, é em quantidades reduzidas;
* Organizações de tipo familiar ou tribal dasexplorações, com as tarefas sendo feitas pelos vários elementos desta;
* Policultura, para possibilitarem a produção de vários e diversos tipos de produtos anuais e assim respondendo às necessidades da família ou do grupo;
* Agricultura extensiva, ou seja, o elevado número de terras incultas, já que a ocupação do espaço é apenas a necessária para a auto-suficiência do grupo;
* A falta deconhecimento dos agricultores que utilizam técnicas agrícolas primitivas e recorrem quer a instrumentos, quer a técnicas arcaicas e isto provoca baixa produtividade.
 
Vejamos alguns exemplos:
 
* A agricultura itinerante sobre queimada – é a forma de agricultura mais primitiva, pratica-se nos países em vias de desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, nas áreas de floresta e savana. Existenomeadamente nas áreas de fraca densidade populacional. Este processo de cultivo consiste na queimada da floresta para o arroteamento de terás e aproveitamento de cinzas. A organização das terras é comunitária, as técnicas e os instrumentos são arcaicos e em relação ao número de culturas é Policultura.
* A agricultura sedentária de sequeiro – desenvolve-se nas regiões de maior densidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas agrários e níveis de desenvolvimento
  • Ministério do desenvolvimento agrário
  • sistema agrario e níveis de desenvolvimento
  • Sistemas agrarios niveis de desenvolvimento
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Agricultura Familiar
  • Agrário
  • Agrário
  • Agrario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!