Desenvolvimento Agrícola Sutentável

Páginas: 12 (2820 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO

Os efeitos da agricultura sobre o meio ambiente são objeto de grande discussão e preocupação. A introdução de tecnologias mecânicas e químicas permitiu ampliar a produção, mas, em contrapartida, surgiram problemas como: perda de terras cultiváveis, redução na quantidade e qualidade da água, desmatamento, desertificação e perda de recursos genéticos. Estes obrigaram os governos areverem as políticas que promoviam a agricultura. Em alguns países em desenvolvimento, o impacto social e econômico desse crescimento da agricultura tem sido desastroso. Apesar da renda no campo ter crescido, a pobreza continua devido a crescente desigualdade na distribuição de terra e da própria renda. A Revolução Verde no Brasil e a política de crédito rural subsidiado são exemplos destesdesequilíbrios. E contra estes cenários, surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável.
A tecnologia agrícola tem importante papel a desempenhar na transformação dos sistemas produtivos em direção a uma maior sustentabilidade. As tecnologias limpas (sustentáveis) podem promover conservação ambiental e sistemas econômicos mais justos. Porém, sua adoção depende de um conjunto de variáveis que muitasvezes estão fora do controle dos produtores rurais. Existem motivações econômicas e não econômicas para adoção destas práticas e técnicas, bem como barreiras, que impedem uma difusão mais ampla. Apesar dos avanços, os esforços governamentais e não governamentais não proporcionam uma solução de longo prazo para os problemas ambientais e sociais causados pelas atividades agrícolas, especialmente noBrasil.












IMPACTOS AMBIENTAIS DA AGRICULTURA BRASILEIRA

No Brasil, há uma grande diversidade de ambientes naturais e diferenças regionais em termos de intensificação tecnológica, o que faz com que a agricultura brasileira apresente um conjunto complexo de preocupações ambientais. Com o objetivo de reunir os principais impactos da agricultura brasileira no meio ambiente,adotou-se uma divisão do território nacional segundo seis regiões ecológicas: Floresta Amazônica, Cerrados, Nordeste Semi-árido, Floresta Atlântica, Florestas Subtropicais e os Pampas, Pantanal Mato-grossense.
Os problemas ambientais causados por pesticidas e fertilizantes no Brasil têm sido estudados por várias organizações governamentais e não governamentais. A maioria dos estudos identifica efeitosde algum produto químico na saúdo dos produtores rurais, nos alimentos e nos recursos hídricos. Casos de envenenamento e/ou intoxicação de trabalhadores, bem como contaminação de recursos naturais, são freqüentes e causam preocupação. Isto ocorre devido ao uso inadequado de equipamentos de proteção, estocagem de produtos em condições precárias, lavagem de equipamentos em rios, córregos e lagos.Um grande número de produtores faz uso de produtos tóxicos sem seguir corretamente as prescrições agronômicas, as principais razões desta situação são o baixo nível de treinamento e educação dos trabalhadores e/ou condições inadequadas de trabalho.
A questão da contaminação de alimentos por pesticidas no Brasil é outro grave problema, que começou a receber maior atenção no início dos anos 70,quando alguns produtos destinados a exportação foram analisados por países importadores e embargados devido à presença de resíduos de pesticidas acima do tolerado. O perigo de ficar fora do comércio internacional obrigou o setor público a modernizar laboratórios de controle toxicológico e criar novos. Além disso, foram fixados limites máximos toleráveis para a presença de resíduos de pesticidas. Em1985, o uso de organoclorados foi proibido.
Evidências empíricas a respeito dos impactos da agricultura brasileira sobre o meio ambiente e a saúde humana são abundantes. Apesar de um grande número de casos não se tornar público, encontram-se documentados vários acidentes. Resíduos de pesticidas foram descobertos em vários produtos agrícolas: frutas, hortaliças, batata, trigo, leite, carne bovina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento sutentável
  • Desenvolvimento Sutentável
  • Desenvolvimento sutentavel
  • Desenvolvimento Sutentável
  • Desenvolvimento agricola!
  • Desenvolvimento agricola sustentavel
  • DESENVOLVIMENTO AUTOMATIZADO DE OBSERVAÇÃO AGRICOLA
  • o desenvolvimento agrícola da região centro oeste e as transformações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!