Desenvolvimento Agil De Software Env

Páginas: 21 (5150 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
Universidade Estadual de Goiás
Unidade: Crixás










Desenvolvimento Ágil de Software

Thiago Martins da Silva

















Crixás
Junho - 2014
Thiago Martins da Silva









Desenvolvimento Ágil de Software




Trabalho apresentado ao Professor Cristiano
da disciplina Linguagem de Programação I
da turma única turnonoturno do curso de
Redes Computadores.











Crixás - 2014
Introdução
Desenvolvimento ágil de software (do inglês Agile software development) ou Método ágil é um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software. O desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software, providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia desoftware.
As metodologias ágeis têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software visando a melhoria contínua do processo, gerando benefícios como o aumento da comunicação e interação da equipe, organização diária para o alcance da meta definida, evitar falhas na elaboração, respostas rápidas às mudanças e aumento significativo da produtividade.



















Definição e Origem dos MétodosÁgeis de Desenvolvimento de Software
Os Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software surgiram como uma reação aos métodos clássicos de desenvolvimento e do reconhecimento da necessidade premente de se criar uma alternativa a estes “processos pesados”, caracterizados pelo foco excessivo na criação de uma documentação completa (BECK, et al, 2001). Em meados dos anos 90, integrantes da comunidade dedesenvolvimento de software começaram a questionar estes processos, julgando-os pouco efetivos e, muitas vezes, impossíveis de serem colocados em prática (HIGHSMITH, 2002). Highsmithet al (2002) ainda acrescentam que os clientes, na maioria das vezes, são incapazes de definir de forma clara e precisa, os requisitos do software, logo no início de um projeto de desenvolvimento, o que inviabiliza aadoção dos métodos clássicos em muitos projetos.
Como resposta a esta situação, muitos especialistas criaram métodos próprios para se adaptar às constantes mudanças exigidas pelo mercado e às indefinições iniciais dos projetos. O agrupamento desses métodos deu origem à família dos Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software. Sendo assim, os Métodos Ágeis podem ser considerados uma coletânea dediferentes técnicas e métodos, que compartilham os mesmos valores e princípios básicos, alguns dos quais remontam de técnicas introduzidas em meados dos anos 70, como os desenvolvimentos e melhorias iterativos.
De fato, Cockburn e Highsmith (2001) já haviam afirmado que a maioria das práticas propostas pelos Métodos Ágeis não tem nada de novo e que a diferença recai principalmente sobre o foco e osvalores que os sustentam.
Segundo Cohen et al (2003), um dos primeiros questionamentos aos métodos clássicos de desenvolvimento de software foi feito por Schwaber, criador do Scrum. Para entender melhor os métodos clássicos de desenvolvimento de software baseados no SW-CMM, Schwaber (2002) elaborou um estudo junto aos cientistas da DuPont, que tinha por objetivo responder a seguinte pergunta: “Porque os processos definidos e defendidos pelo SW-CMM não promovem entregas consistentes”? Após analisarem seus processos de desenvolvimento de software, os cientistas chegaram à conclusão que, apesar do SW-CMM buscar a consistência, a previsibilidade e a confiabilidade dos processos de desenvolvimento de software, muitos destes processos ainda eram, de fato, imprevisíveis e impossíveis de seremrepetidos. A explicação para tal recaía na complexidade dos processos propostos pelo SW-CMM, na consequente dificuldade de aplicação e também na necessidade de mudanças constantes e difíceis de serem antecipadas.
Schwaber percebe que para que o desenvolvimento de software seja realmente ágil, devem-se aceitar as mudanças, ao invés de dar foco extremo à previsibilidade. Quase que simultaneamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Ágil de Software
  • Arquitetura de software em desenvolvimento ágil
  • Desenvolvimento ágil de software
  • Desenvolvimento agil
  • Desenvolvimento Agil de Software (DAS) slide
  • metodologia agil de desenvolvimento de software
  • Scrum: metodologia agil para desenvolvimento de software
  • PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM SCRUM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!