DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM PROGRAMAÇÃO EXTREMA EFICÁCIA E DISCIPLINA EXTREMA NO DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS DE SOFTWARE

30119 palavras 121 páginas
Vinicius Almeida Castro

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
PROJETO SUPERVISIONADO

DESENVOLVIMENTO ÁGIL COM PROGRAMAÇÃO EXTREMA
EFICÁCIA E DISCIPLINA EXTREMA NO DESENVOLVIMENTO
ORIENTADO A OBJETOS DE SOFTWARE

1

São Cristóvão – SE
2006
Vinicius Almeida Castro

Monografia de Projeto Supervisionado

Monografia da disciplina Trabalho de
Conclusão do Curso.
Ciência da Computação da Universidade
Federal de Sergipe.

Orientador:
Prof. MSc. Giovanny Fernando Lucero Palma

2

Agradecimentos
Agradeço a Deus por ter me dado saúde e ao apoio dos meus pais, que se preocupam tanto comigo.
Agradeço pela paciência, pela compreensão e principalmente pelo grande apoio, fundamental para a conclusão deste trabalho, do meu orientador formal, professor Giovanny Fernando Lucero Palma.
Agradeço especialmente e com grande destaque ao amigo e orientador informal, Mauricio de Lemos Collares, com quem tive a oportunidade de aprender muito. Sem a ajuda dele, com certeza este trabalho não teria ido longe devido a meu desconhecimento completo sobre a maior parte dos assuntos abordados, principalmente no início, e também devido à escassez de documentação de qualidade em português, e muitas vezes também em inglês, sobre os assuntos abordados, principalmente os mais técnicos.
Agradeço a Vinícius Manhães Teles, que na minha opinião é o maior nome da XP no Brasil, pelo excelente livro em português, pelo conteúdo vasto sobre XP disponibilizado na Internet, por tudo que ele fez e vem fazendo para ajudar as metodologias ágeis a crescer no Brasil. E como se não bastasse tudo isto, por ter me dado apoio direto, respondendo a emails, colocando-se a disposição para ajudar e fazendo comentários no meu blog.
Agradeço a professora Kênia Kodel Cox, pelo grande apoio dado na preparação da apresentação desta monografia. Os ensinamentos e dicas passados por ela durante horas e horas de um único dia, além dos

Relacionados