Desenvolvimente da criança 0-4anos

1717 palavras 7 páginas
Análise ao documentário:
“The Human Body – First Steps”

O documentário fala da infância de um recém nascido a bebé, passando pela fase de criança, até aos primeiros dias na escola. Desde gatinhar e andar, que pertencem ao desenvolvimento a nível motor, à fala, ao desenvolvimento da linguagem e ao desenvolvimento psicossocial, até se tornar um indivíduo. São quatro anos de feitos milagrosos! Nestes quatro anos é a única fase em que o corpo humano sofre transformações tão rápidas ou aprenderá tanto!
Este desenvolvimento é o que podemos relatar neste documentário.
Na época Vitoriana já se verificava que 1 em cada 20 bebés morria durante o parto, devido a falta de estudos que havia em relação a medicina, muitas das vezes os partos complicavam-se devido à quantidade de horas em que as mães se encontravam em trabalho de parto. O bebé acabaria por nascer morto ou ficar preso dentro do útero da mãe.
Ao longo dos anos e com o avanço da medicina, muitas destas falhas, foram corrigidas e estudadas profundamente e muitos bebés já foram salvos, pois logo a seguir ao nascimento são testados os seus primeiros reflexos.
Durante 9 meses o bebé esteve preparado para a vida protegido e quentinho dentro do útero da mãe, contando com ela para comer e ter oxigénio.
Logo a seguir ao parto do recém nascido, os seus reflexos são testados com o seu choro, devido ao choque de adrenalina que o bebé sofre durante o parto e por os seus pulmões e atranqueia virem cheios de líquido do útero. Têm que ser rápidamente drenados pelos pulmões com a entrada de ar, senão afogam-se. O primeiro ar que é respirado pelo bebé provoca grandes mudanças dentro do seu corpo. Principalmente no seu coração, pois o bebé quando nasce, o mesmo ainda não está preparado para a vida, existindo um buraco nas paredes internas, da qual dentro da barriga da mãe era fundamental para o bebé conseguir bombear o sangue para a placenta, mas assim que nasce, se não for rapidamente tapado pelo sangue, formando uma parede

Relacionados