Desenvolvendo o Soutien Esportivo

4236 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO

As roupas íntimas de modo geral necessitam de soluções ergonômicas no que diz respeito a conforto, segurança, usabilidade, bem como a escolha de tecidos apropriados, materiais e aviamentos adequados, design estético e ergonômico, pois são usados por pessoas de diversos biótipos e em diversas fases de suas vidas.
Dados ergonômicos influenciam no design dessa vestimenta fazendo surgir uma variedade de modelos, materiais, estilos, e até para variadas funções.
Um exemplo é o soutien, que já existe nas versões: taça, meia taça, triangular, quadrado, oval, para proteção física, aumento de volume dos seios, enchimento de bojo, sem enchimento, estruturado com arame, com costura, sem costura, para a amamentação com abertura na frente ou atrás, com fechamento, sem fechamento, com uma infinidade de tipos de fechamento (o mais novo é o imã), alças retas, cruzadas, transparentes, bordadas, de renda, removíveis.
Existem ainda, aqueles para ocasiões especiais, com funções eróticas, e os esportivos. Esses merecem um pouco mais de atenção, por se tratar de um produto que necessita dar segurança à mulher na hora do seu treino, para que não venha a ocasionar uma queda do tecido mamário ou a desistência da prática da atividade física e de seu conforto psicológico.
Essa pesquisa surgiu a partir da dificuldade de encontrar esse produto (soutien esportivo) no mercado, assim como pela necessidade de substituição dos tops de malha, que além de não possuírem design de soutien, modelagem adequada, tecido apropriado para absorção do suor, causam desconforto na hora do treino.
Pesquisa realizada na Universidade de Portsmouth, Reino Unido (2005-2009), revelou que mulheres que não usavam soutien na hora da atividade física, mesmo as de menor impacto, tiveram uma movimentação nos seios de nove cm, e em casos extremos onde o tamanho do seio era maior, movimentos de até 14 cm, e em tamanho pequenos, quatro cm. Estes movimentos foram reduzidos a 78% em mulheres usando

Relacionados

  • Arte
    18834 palavras | 76 páginas
  • Caso forum – a publicidade na construção de marcas
    24395 palavras | 98 páginas
  • TextoDissertCompleto
    45449 palavras | 182 páginas
  • Análise Literária
    111998 palavras | 448 páginas