Desenvolvendo o ludico nas séries iniciais

Páginas: 16 (3754 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
1 O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático

A matemática ensinada nas escolas tornou se mecânica e repetitiva, gerando assim uma aversão à mesma. Continuamos ensinando conteúdos que jamais serão utilizados, a não ser em sala de aula. Traduzindo nosso ensinamento a um mero treinamento de repetição e memorização, teremos  como resultado a inquietação e a rebeldia frente aos cálculosmatemáticos, e sua consequência  pode será o fracasso escolar, seguido da reprovação e até mesmo do abandono dos alunos da escola.
Conseqüentemente o processo educativo deve harmonizar estas dimensões para promover a aprendizagem social e pessoal da criança. Considerando que a criança progride em função do meio, da afetividade e do desenvolvimento biológico, é possível dizer que mediante as suasexperiências vividas, vai adquirindo propriedades físicas e estruturando seu conhecimento lógico matemático, distinguindo cores, tamanhos, dimensão, compensação, igualdades e diferenças, relacionando objetos e quantidades, internalizando conhecimentos para a construção numérica e propriedade dos objetos.
Este processo ocorre desde o estágio sensório-motor, devendo acontecer de forma interligada, maistarde desvinculando da abstração empírica, visto que a criança já organizou seu pensamento podendo refletir de forma abstrata. Na medida em que vai consolidando seus conhecimentos reconstroem outros através dos já acumulados relacionando um conhecimento a outro os adicionando a todos os tipos de conteúdos.
É crescente a dificuldade do conhecimento matemático, estudos relatam que o problema podeestar no estabelecimento de relações positivas quanto ao ensino, na transmissão mecânica em vez de significativa, deixando de privilegiar a investigação e a reflexão, sem contar nos problemas cognitivos e afetivos, como também déficit de atenção que podem gerar dificuldades no processo de aprendizagem da matemática. Tais questões devem ser contempladas no desenvolvimento do currículo escolar, napedagogia aplicada e na escolha de materiais e textos específicos que visem desenvolver o trabalho objetivando superar possíveis dificuldades.

2 A Matemática e a Teoria de Jean Piaget

Alguns estudiosos comprovam em pesquisas o porquê de muitas crianças fracassarem em matemática. Segundo Freitas (1984), a maioria das crianças de seis a nove anos ainda não possui o pensamento operatórioconcreto estabilizado. Somente 11,2% das crianças estudadas demonstraram ter construído as operações lógicas características desse nível, enquanto que as restantes ou apresentam características do pensamento pré-operatório (8%), ou estão no período de construção dessas estruturas (78,8%).
Observa-se que neste processo de construção das estruturas operatórias existem diferenciações, pois algumas criançasavançam mais e outras menos. Segundo a teoria psicogenética de Piaget, isso se deve ao fato de estarem mais ou menos expostas a uma ação reflexiva sobre o meio em que interagem, garantindo o processo de equilibração  que assegure o desenvolvimento.
A relação com adultos nos primeiros anos de vida da criança é de fundamental importância, a fim de que a ação infantil se desenvolva através doprovocar e do desafiar. É importante solicitar atividades à criança, encorajando-a a fazê-la, permitindo que manipule objetos e sustente suas reflexões. Os adultos precisam intervir na atividade da criança, respondendo às suas curiosidades, questionando-as e problematizando-as. É preciso demonstrar confiança e afeto na capacidade de aprendizado da criança.
Freitas (1984) afirma não haver relação entreo nível do desenvolvimento cognitivo e o rendimento escolar das crianças em idade escolar em matemática:
"Mesmo alunos que se encontram em estágio "certo" segundo a expectativa teórica de Piaget, ou seja, na entrada do estágio formal (ou nele em estabilização ou estabilizado) apresentam um índice muito elevado de notas baixas e mesmo reprovações” (Freitas, 1984, p. 199).
O conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do lúdico nas séries iniciais.
  • Ludico nas séries iniciais
  • O ludico e a arte nas series iniciais
  • a importancia do ludico nas series iniciais
  • A importância do lúdico na series iniciais
  • A importância do lúdico nas séries iniciais
  • A importância do lúdico nas séries iniciais
  • A importância do lúdico nas séries iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!