Desenvolcimento Pre Natal Psicologia

1042 palavras 5 páginas
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL
Etapas do desenvolvimento pré-natal:
O desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases: germinal, embrionária e fetal.
A fase germinal vai da fecundação até duas semanas de vida gestacional. Nesta fase, a célula original do zigoto divide-se (processo de duplicação ou mitose) transformando-se em 800 bilhões ou mais de células especializadas que formam o corpo humano. Enquanto divide, o óvulo fecundado percorre a tuba uterina, alcança o útero e se implanta na parede uterina.

A fase embrionária vai da segunda à oitava semana (quando completa o 2º mês) de gestação. Nesta fase, desenvolvem-se os órgãos e os principais sistemas corporais: respiratório, digestivo e nervoso. O embrião é muito vulnerável a influências nocivas do ambiente, sendo os defeitos constituídos nesta fase (defeitos congênitos) os mais graves. Mas os embriões com defeitos muito graves geralmente não sobrevivem sendo expulsos em um aborto espontâneo.

A fase fetal vai da 8ª semana gestacional até o nascimento. Inicia-se com o aparecimento das primeiras células ósseas. Nessa fase, o feto cresce rapidamente até cerca de 20 vezes o seu comprimento anterior, e os órgãos e sistemas corporais tornam-se mais complexos.

Os fetos respiram, chutam, viram-se, flexionam o corpo, dão cambalhotas, movem os olhos, engolem, fecham os punhos, soluçam e sugam o polegar.

Os fetos respondem a voz e aos batimentos cardíacos da mãe e às vibrações de seu corpo, mostrando que possuem audição e tato.

Os fetos parecem aprender e lembrar. Experiências com bebês mostram que eles preferem seqüências musicais, lingüísticas (idioma, histórias) ouvidas antes do nascimento, preferem a voz da mãe a de outras pessoas.

Influências ambientais: o papel da mãe

O ambiente fetal é o corpo da mãe, por isso tudo que afeta a mãe - seu bem-estar, sua dieta - altera o ambiente da criança e pode afetar seu crescimento.
A vulnerabilidade, perante um fator que altera o desenvolvimento e produz um defeito congênito,

Relacionados

  • oiyuh
    40533 palavras | 163 páginas