desenvlvimento socioeconomico e seu reflexo na qualidade das águas

2167 palavras 9 páginas
REIS, Amanda. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E SEU REFLEXO NAS ÁGUAS. 2014. 13. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnologia em Gestão Amibental, Universidade Norte do Paraná, Uberaba, 2014.
RESUMO
Os recursos hídricos de modo geral, vem sendo duramente castigado pelas atividades humanas e pelo crescimento populacional. Gerando um grande problema de saúde pública. O descarte inadequado de resíduos sólidos, enfluentes e esgoto não tratado nas águas provocam inúmeras endemias na população. Tratar a água como um bem finito e efetivamente protegê-la é responsabilidade tanto da sociedade em geral quanto do poder público.

Palavras-chave: Recursos hídricos. Poluição das águas. Conscientização. Proteção.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Brasil, um país de extensões continentais com área de 8.515.767 km², é banhado pelo oceano Atlântico por 7.367 km, considerado o 5º maior país do mundo em terras descontínuas, o que corresponde a 47% da América do Sul.
Localiza-se na porção centro sul oriental do continente sul americano entre os paralelos de 5º16’ de latitude norte e 33º44’ de latitude sul e entre os meridianos de 34º47’ e 75º59’ de longitude oeste.
Abriga 13% da água doce do planeta. De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos através da Resolução Nº32 de 15 de outubro de 2003, o Brasil possui doze regiões hidrográficas sendo que sete delas levam o nome de seus principais afluentes: Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai, as bacias restantes são formadas por aglomerado de rios menos significativos.
Com o predomínio de rios perenes, que nunca secam, são alimentados por regime pluvial apresentando chuvas bem distribuídas durante todo ano. Na maioria os rios são exorréicos, tendo sua drenagem

Relacionados