Desenrredo

916 palavras 4 páginas
Introdução

Em Desenredo, Jó Joaquim conhece Livíria, Rilívia, Irlívia ou Vilíria que era casada. Eles se apaixonam e tornam-se amantes. Porém, o marido a flagra com outro homem
(um terceiro) e mata-o. Tal fato faz com que Jó se afaste desiludido. Mais tarde, o marido da personagem morre e Jó casa-se com ela. Tempos depois, Jó
Joaquim é quem a flagra com outro e a expulsa do vilarejo, porém sem esquecê-la,ele consegue convencer o povoado que ela num o traiu,com isoo os dois voltam e finalmente consegue ser feliz.

CONTADOR-NARRADOR: ORALIDADE E ESCRITA

O contexto oral em que está presente o contador, pode ser notado logo no início do conto. Além disso, podemos perceber que para ter essa oralidade, o autor utiliza-se de pontuação específica. A marca do discurso direto, ou seja, o uso de dois pontos e travessão, identificando a fala/oralidade do contador é percebida já no começo:"Do narrador a seus ouvintes: _ Jó Joaquim, cliente, era quieto, respeitado bom como o cheiro de cerveja.
Já as pausas freqüentes, típicas da oralidade, são identificadas no conto pelas inúmeras vírgulas e pontos finais. ‘Jó Joaquim, derrubadamente surpreso, no absurdo desistia de crer, e foi para decúbito dorsal, por dores, frios, calores quiçá lágrimas, devolvido ao barro, entre o inefável e o infando´.
Essas pontuações dão ao conto, uma característica de lentidão, detalhamento com intenção de prender a atenção do ouvinte/leitor sobre o que se conta.
Dentro da estória, pode-se perceber que Jó Joaquim também tem a função de narrador. Ele é autor-personagem de sua fábula, pois narra, reconstrói a sua saga e a da mulher amada para si e para o povoado. "Trouxe à boca- de- cena do mundo de caso raso, o que fora tão claro como água suja’.

INTERTEXTOS E SENTIDOS DOS NOMES DOS
PERSONAGENS

O primeiro nome (Jó), apresenta uma intertextualidade bíblica que se refere à paciência, a persistência num epíteto clássico recuperado junto aos

Relacionados