desenhoarquitetonico 20150405232919

2653 palavras 11 páginas
REPRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO
DE PROJETOS ARQUITETONICOS

adilson.teles@kroton.com.br

APRESENTAÇÃO
É importante que o aluno tenha consciência que o aprendizado flui com mais facilidade, quando existe o espírito de equipe.
Aprender não é só acumulo de informações, mas sim saber interpretá-las de acordo com a realidade da vida, é saber aproveitar, explorar as informações do aprendizado.
“O homem nasce sem nenhuma estrutura inacabado, por isso é um ser em construção”.

e

morre

APRESENTAÇÃO

O verbo DESENHAR denotava no dicionário como:
”conceber, projetar, imaginar, idear, exercer a profissão de desenhista.” E, como verbo pronominal, DESENHAR-SE, significava:
“apresentar-se com contornos bem definidos, ressaltarse, avultar-se, destacar-se, apresentar-se ou reproduzir-se na mente, na imaginação.

NORMAS TÉCNICAS
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE NORMAS TÉCNICA
O sistema de padronização é o alicerce para garantir a qualidade de um projeto. Para facilitar a compreensão do projeto em nível nacional, todos os componentes que envolvem o desenho de arquitetura e engenharia são padronizados e normalizados em todo o país. Para isto existem normas específicas para cada elemento do projeto, assim como: caligrafia, formatos do papel e outros. O objetivo é conseguir melhores resultados a partir do uso de padrões que supostamente descrevem o projeto de maneira mais adequada e permitem a sua compreensão e execução por profissionais diferentes independente da presença daquele que o concebeu.

FORMATOS DO PAPEL

FORMATOS DO PAPEL

CARIMBO OU LEGENDA

Em um projeto de Arquitetura ou Engenharia, faz-se necessário a identificação de alguns elementos, tais como: tipo de projeto, endereço, autor do projeto, responsável técnico pela obra, tipo de escala empregada, área do lote, área de construção, número da prancha, números de prancha, espaço reservado para a aprovação da prefeitura e pelo Conselho Regional de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia - CREA entre outros.

TIPOS DE PAPEL

Relacionados