Desenho técnico

Páginas: 23 (5615 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado


Compreensão da demanda

A demanda (ou procura) representa as quantidades de bens e serviços que os consumidores estão dispostos e capacitados a comprar em determinado período de tempo.
Entre os fatores que influenciam a demanda são destacados:
• O preço do bem: variações no preço do bem influencia a quantidade demandada, visto que aumentos de preçostende a diminuir a quantidade demandada e diminuições de preço tende a elevar a quantidade demandada.
• Renda do consumidor
• Bens normais: para os chamados bens normais aumentos de renda tende a aumentar a quantidade demandada desses bens. Regra válida para a maioria dos bens. Ex.: alimentos em geral, eletrodomésticos, roupas, etc.
• Bens inferiores: em determinada faixa de renda, aumentos de renda,após um determinado nível, tende a diminuir a quantidade demandada desses bens. Ex.: alimentos de segunda ou de terceira como carnes, feijão, mortadela, roupas de baixa qualidade, etc.
• Bens de consumo saciado: são aqueles bens que o consumidor atinge total satisfação após determinado aumento de renda mesmo havendo continuidade da elevação de sua renda futura. Após o consumidor estar saciadodesses bens, qualquer aumento de renda não altera sua quantidade demandada. Não há exemplo específico, cada consumidor tem comportamento distinto dos demais em relação aos bens que o satisfarão.
Gostos e preferências do consumidor
Outros fatores: o consumidor também é influenciado por fatores que dependem do seu nível socioeconômico, cultura, religião, clima, propaganda, etc.


Quantidade demandada epreço: uma relação

Vários fatores (individual ou conjuntamente) podem influenciar a demanda do consumidor. No entanto, como método de estudo, fazemos uma simplificação utilizando apenas o fator preço, mantendo os demais constantes. Esta suposição que fazemos – manter os demais fatores constantes - é denominada “coeteris paribus”. Coeteris paribus é uma expressão do latim que significa tudo omais perfeitamente constante. Os economistas utilizam tal condição para viabilizar uma análise mais pontual sobre o comportamento do consumidor ao isolar uma variável que afeta a demanda. Isto porque a análise da demanda se tornaria extremamente complexa ao considerar conjuntamente todos os fatores que a influenciam (renda, gostos, preferências, preço, etc.).

Lei da demanda: as quantidadesdemandadas variam inversamente aos preços, coeteris paribus.

Compreensão da oferta

A oferta representa as quantidades de bens e serviços que os produtores ou vendedores desejam vender em um determinado período de tempo. Vários fatores influenciam a oferta, dentre eles, são destacados:
O preço do bem: da mesma forma que na análise da demanda é suposto a hipótese coeteris paribus. Assim, aumentos de preçono mercado, incentiva sua produção e tende a elevar a quantidade ofertada. Já uma diminuição do preço causa efeito contrário diminuindo a quantidade ofertada.
Preço dos fatores de produção: aumentos de preço dos fatores de produção eleva o custo de produção e consequentemente diminui a quantidade ofertada. Uma diminuição do preço dos fatores de produção diminui o custo de produção aumentando aoferta.
Tecnologia: o progresso técnico trás, por exemplo, melhores máquinas e equipamentos, eleva a eficiência produtiva, possibilitando o aumento da oferta.
Clima: principalmente para os produtos agrícolas se ocorrer secas, geadas, enchentes, prejudicam a produção diminuindo a oferta.
Preço dos outros bens: a oferta de determinado produto é influenciada pelo preço de bens substitutos oucomplementares:


Quantidade ofertada e preço: uma relação

Da mesma forma que analisamos a demanda, consideramos que apenas o preço influencia a oferta, coeteris paribus, ou seja, mantendo constantes os demais fatores que influenciam a oferta.
Lei da oferta: as quantidades ofertadas variam na razão direta dos preços, coeteris paribus. A relação direta entre preço e quantidade ofertada determina a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!