Desenho técnico

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
MARAIZA SANTOS CALDAS




Definições da evolução do
Desenho Técnico e suas partes








Trabalho Apresentado ao Professor: Marco AntônioDisciplina: Desenho Técnico
Aluna: Maraiza Caldas
1º Semestre


Vitória da Conquista, 03 de Janeiro de 2012
Introdução










O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, demensão e posição deobjetos de acordo com as diferentes necessidades requerida pelas diversas modalidades de engenharia, entre outras áreas.





























Evolução do Desenho Técnico

Os primeiros registros de desenhos com um caráter técnico constam da Mesopotâmia. Dessa época foram encontradas pedras argilosas sulcadas,
apresentando plantas, base da construção demonumentos e edificações.

Os Romanos traçavam já desenhos para a execução de aquedutos, edificações ou fortalezas. No séc. XV Leonardo da Vinci impulsionou o processo de representação com o estudo do desenho e da pintura.

Recorreu a perspectivas e sombreado no registro gráfico dos seus inventos. Prevalecia, contudo uma grande dificuldade na representação de peças tridimensionais.

Somente noséc. XVIII Gaspar Monge sistematiza a representação de objetos de caráter espacial.

Admite que o espaço é subdividido através de dois planos ortogonais e que sobre eles são definidas projeções; Este conceito é ainda a base do desenho técnico como hoje é praticado. Utilizam-se ainda técnicas de sombra ou cor. Os instrumentos de traçado evoluíram consideravelmente, desde o registro manual aoobtido através de sistemas gráficos computacionais.

As capacidades inerentes a estes sistemas permitem a obtenção rápida de desenhos. É possível efetuar a reutilização total ou parcial de um desenho (de interesse em atualizações e repetição de detalhes).

A definição exata tanto da geometria dos elementos gráficos num desenho (dimensões, localização,…). As condições de relação(perpendicularidade, paralelismo,… ) entre os elementos.


NORMATIZAÇÃO DOS DESENHOS TÉCNICOS
A Padronização dos Desenhos Técnicos
Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica. Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.
As normas técnicas são resultantes do esforçocooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada país elabora suas normas técnicas e estas são acatadas em todo o seu território por todos os que estão ligados, direta ou indiretamente, a este setor.
No Brasil as normas são aprovadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas– ABNT, fundada em 1940. Para favorecer o desenvolvimento da padronização internacional e facilitar o intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsáveis pela normalização em cada país, reunidos em Londres, criaram em 1947 a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standartization – ISO) Quando uma norma técnica proposta por qualquer paísmembro é aprovada por todos os países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional.
As normas técnicas que regulam o desenho técnico são normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras-NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.
....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!