Desenho técnico

Páginas: 11 (2502 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
DESENHO TÉCNICO

[FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA]
DESENHO TÉCNICO

1- Desenho Técnico a. Dentro da eng. É ferramenta imprescindível. b. A representação gráfica e o desenho em geral satisfazem aplicações muitos diversas e estão presente em praticamente toda atividade humana. c. Constitui-se na mais antiga forma de registro e comunicação de informação i. (Exemplos dos homens da caverna) ii.(Egípcios e antigos) Comunicação Gráfica de Idéias. – Hieróglifo iii. Escrita oriental – baseada em símbolos abstratos e cada símbolo tem um sentido próprio, ou seja, não precisa ser associado a outro. d. Inicio da revolução industrial i. (artesões não utilizavam desenhos, somente habilidades pessoais) e. Dito popular. “Um desenho vale mais do que mil palavras” f. Exemplo: Imagem de um desenho(Descrever a peça para outra pessoa)

”Por mais palavras que se tente descrever a mensagem não será recebida de modo correto.” g. No campo da Engenharia, o desenho serve como uma ferramenta de trabalho, que acompanha um novo componente (de uma máquina, por exemplo) desde sua fase inicial do projeto, passando pela manufatura onde vai ser fabricado até a sua fase final de montagem desse componente namáquina, podendo ir para além da fabricação até a fase de marketing e publicidade. h. De fato o desenho técnico é, em geral, acompanhado de muitas anotações e explicações, como, por exemplo, dimensões, material de que deve ser fabricado, normas que o enquadram, notas de montagem, escalas, etc., que o complementam e sem as quais não seria possível sua fabricação. i. O Desenho técnico é um tipoparticular de desenho, que obedece a regras bem definidas. Ser para comunicar uma idéia ou um conceito de modo único, em ambigüidades nem significados múltiplos. j. O Desenho técnico pode ser executado de inúmeras maneiras, com as mais variadas formas e aparências, mantendo sempre o rigor e a objetividade.

2- Desenho Técnico e Desenho Artístico a. Um determinado objeto pode ser descrito de muitasmaneiras: por exemplo, através do seu nome ou de um desenho, que pode ser um desenho livre, de caráter mais ou menos artístico, ou um desenho técnico. Como se fará então a distinção? i. Através do próprio objetivo da descrição: se for destinado apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, então pode-se estar perante um desenho livre de caráterartístico ou não; se a descrição for destinada a explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para a sua produção, então estar-se-á perante um desenho técnico. ii. Pode também ser feita de maneira diferente. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidade na forma de como descreve determinado objeto; o desenho livrepode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto.

Página 1 de 15

Profº João Mendonça

DESENHO TÉCNICO

[FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA]

3- A Geometria Descritiva e o Desenho Técnico a. A Geometria descritiva constitui a base do desenho técnico. b. Pode-se dizer que o desenho técnico, tal como é entendido, nasceu como aplicação dos princípiose fundamentos da geometria descritiva. A GD se deve a GASPAR MONGE (1746-1818), Monge desenvolveu o conceito de projeção, em particular de projeção geométrica plana. c. A geometria descritiva (também chamada de geometria mongeana ou método de monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. 4- O Desenho Técnico: Modos derepresentação a. O DT pode assumir diversos modos de representação, mas deve manter sempre o rigor e a objetividade que o caracterizam. Os modos mais usados em DT são as representações em VISTAS e em PERSPECTIVAS. b. Todo o processo de e representação do âmbito do DT fundamenta-se no conceito de projeção. i. PERSPECTIVAS: é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!