Desenho Organizacional

Páginas: 11 (2566 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
DESENHO ORGANIZACIONAL

O desenho organizacional empregado nas grandes organizações é o resultado de um processo evolutivo que inicia com a organização como máquina, desenvolvido nas pesquisas das décadas de 1920 e 1930, somados à experiência dos anos 1940, até os aspectos mais sociais e técnicos mais sutis dos dias de hoje. Durante esse período de transição, várias ideias foram introduzidas,como a teoria da contingência segundo a qual as empresas mostram-se mais eficientes quando suas características são adequadas ao ambiente.
A segunda era consequência da primeira: se duas unidades da mesma organização operar em ambientes diferentes, cada uma delas terá características diferentes. Isso criou uma necessidade dupla de diferenciação e de integração ou capacidade de ligar diferentesunidades dentro da mesma empresa.
O desenho organizacional retrata a estrutura da empresa e o seu funcionamento em termos de divisão do trabalho, ou seja, correspondem a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamento e responsabilidade que são instáveis e têm seu comportamento influenciado por várias técnicas, individuais, sociais e organizacionais.
Qualquer desenho organizacionalapresenta quatro características principais:
1 – Diferenciação: Divisão do trabalho em departamentos, divisões, seções ou subsistemas.
2 – Formalização: Trata das regras e regulamentos da organização.
3 – Centralização: Explica a localização e a distribuição da autoridade.
4 – Integração: Trata dos meios utilizados para se coordenar o trabalho, de acordo com a distribuição de autoridade e asregras e regulamentos da empresa.
Mas essas características enumeradas variam muito de empresa pra empresa, o que faz com que não existam empresas com desenhos iguais.
O objetivo primordial deste Desenho Organizacional é o de encontrar coerência e compatibilidade entre os diferentes tipos de variáveis (objetivos de empresa, estratégias, tecnologias, tamanho da empresa, entre outros).
Diferenciação -É a divisão do trabalho e departamentos, seções ou subsistemas. Esta divisão pode ser feita de três maneiras: Diferenciação horizontal: diz respeito à divisão em departamentos, divisões ou seções seguindo algum critério estabelecido em função do objetivo da empresa; Diferenciação vertical: são os níveis hierárquicos, ou seja, o núcleo de escalões de autoridade; Diferenciação em tarefasespecializadas: ocorre através da criação dos órgãos ou cargos especializados, para suprir necessidades especificas. Quanto maior for à diferenciação, maior será a complexidade organizacional, maior o numero de níveis hierárquicos e maior o numero de órgãos especializados. Através do numero de níveis hierárquicos é que podemos avaliar se uma estrutura organizacional é vertical ou horizontal. Com a divisãodo trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações:
a) Nível institucional - composto por dirigentes e diretores da organização.
b) Nível intermediário - ou nível do campo, compostos da organização.
c) Nível operacional - Composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operaçõesda empresa.
Formalização - A formalização é definida como o grau com que os trabalhos dentro da organização são padronizados. Relaciona-se com a existência de descrições explícitas acerca do trabalho, regras organizacionais e procedimentos claramente definidos, a liberdade de variação e alternativas de execução é pequena. A formalização do comportamento refere-se aos meios que a organização adotapara prescrever comportamentos, basicamente, através da padronização. O comportamento pode ser formalizado de três formas básicas:
a) Padronização de posição: onde especificações são atribuídas ao trabalho, como em uma descrição de cargo.
b) Padronização do fluxo de trabalho: onde especificações são atribuídas a cada etapa do trabalho, como em uma receita culinária.
c) Padronização de regras:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desenho organizacional
  • DESENHO ORGANIZACIONAL
  • desenho organizacional
  • Desenho organizacional
  • Desenho organizacional
  • Desenho organizacional
  • Desenho Organizacional
  • DESENHO ORGANIZACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!