DESENHO ORGANIZACIONAL TOYOTA

362 palavras 2 páginas
Estudo de Caso TOYOTA

1) O desenho organizacional da Toyota apresenta:
A Diferenciação através da departamentalização horizontal dos setores – Administração, pesquisa e desenvolvimento, produção e vendas; e vertical através da criação de vários escalões de autoridade.
A Formalização, que são as regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas,se dá através do treinamento e especialização do operário, do trabalho em equipe e das orientações para uma produção enxuta.
A Descentralização da autoridade, pois todas as pessoas envolvidas tem um conhecimento claro e uniforme da organização e das estratégias globais para realiza-las.
A Integração, que são os meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforças, verifica-se através do planejamento, desafios e metas, investimentos, princípios e valores da empresa, cultura Kaizen, promoções e premiações.

2) A estrutura organizacional que mais se aproxima do sistema Toyota de produção é a estrutura matricial, pois do operário ao presidente há uma busca obsessiva pela qualidade e que privilegia o trabalho em grupo.

3) Do ponto de vista da análise organizacional, o benefício que a empresa pode se fazer valer para tornar-se mais competitiva é o capital intelectual disponível que é o maior bem de uma organização.

4) O processo de negócio mais significativo para o sucesso da Toyota é o estoque zero, a melhoria contínua e a qualidade na fabricação.

5) Gestão de pessoas.

O capital intelectual é o principal bem dentro de uma organização, pois é através dele que ela desenvolve produtos e serviços adequados as necessidades do consumidor alvo. O capital mobiliza – ferramentas, máquinas, móveis, imóveis, etc – por si só não produzem se não houver a intervenção direta ou indireta de pessoas e, isso, torna a gestão de pessoas um dos processos fundamentais para o alcance dos objetivos de uma organização e é um dos

Relacionados

  • Livro imagens da administração
    161111 palavras | 645 páginas
  • Alianças estratégicas
    7153 palavras | 29 páginas